Se você trabalha em um ambiente difícil, como um canteiro de obras, por exemplo, uma das primeiras coisas que você deve fazer é proteger o seu corpo. Todas as precauções que você pudesse tomar certamente valeriam a pena, pois se você pode prevenir qualquer tipo de dano a si mesmo, você deve muito bem fazê-lo. Claro, as partes mais óbvias do corpo que você gostaria de cuidar primeiro seriam a cabeça (usando um capacete, por exemplo); seus olhos (usando dispositivos de proteção ocular) e suas mãos (usando luvas resistentes). Mas há ainda outra parte de nosso corpo que é frequentemente usada, mas também abusada: nossos pés.
Botas com biqueira de aço
Nossos pés são uma das partes mais negligenciadas do corpo; imagine o peso que eles carregam a cada dia e, no entanto, não recebem os cuidados que merecem! É por isso que é hora de elevar o nível de cuidado e manutenção que seus pés recebem e investir em itens que irão protegê-los no trabalho. É aqui que entram as botas com biqueira de aço.
Botas com biqueira de aço ou biqueira de segurança são construídas com reforços que os sapatos normais não possuem. Esses reforços estão normalmente na ponta da bota e nas laterais, e servem para proteger os dedos (as partes mais frágeis dos pés) de perigos como a queda de objetos em canteiros de obras e fábricas.
Se você atualmente tem um emprego que apresenta riscos potenciais para seus pés, pode estar interessado em comprar esses tipos de botas. Portanto, o que você deve procurar nas botas com bico de aço para ter certeza de que está comprando as que realmente precisa?
Em primeiro lugar, e mais importante, você precisa saber de quais botas o protegerão. Por exemplo, botas impermeáveis com biqueira de aço não protegem apenas os dedos dos pés da queda de objetos, mas também garantem que seus pés permaneçam secos e protegidos da chuva e inundações.
Objetos pontiagudos salientes
Além das botas à prova d'água, algumas botas também têm recursos adicionais, como solas reforçadas que protegem os calcanhares de pregos e objetos pontiagudos salientes e material de isolamento para protegê-lo de choques elétricos.
Além das características do calçado, outras coisas que você deve observar incluem: sola antiderrapante (mesmo nas superfícies mais escorregadias); se os sapatos fornecem suporte adequado para o tornozelo (para evitar lesões nos tornozelos); o peso do sapato (nunca deve ser muito pesado, nem mesmo se for reforçado. Sapatos pesados seriam incômodos e intoleráveis principalmente se você precisar caminhar muito no trabalho); facilidade de uso (preferencialmente, possui sola macia e acolchoada para proporcionar conforto aos pés); sola absorvente de choque (para garantir que seus calcanhares não sofram muito impacto e desgaste) e uma forma ergonômica (muito básica, para garantir que você não desenvolverá condições dolorosas nos pés, como joanetes e calcanhares).
Adquira botas compostas de biqueira
Você também deve perguntar se está comprando botas de biqueira de aço (que têm reforços de aço) ou botas de biqueira compostas que usam outros materiais duros como proteção para os dedos dos pés. Embora botas com biqueira de aço geralmente sejam boas se você estiver trabalhando em ambientes com temperaturas normais, se você trabalhar em áreas de clima frio, definitivamente seria melhor comprar botas com biqueira de compósito, já que o aço torna-se extremamente frio.
Se estiver interessado em comprar botas com biqueira de aço ou biqueira composta, você pode fazer comparações depreçoson-line acessando sites relevantes, como steel-toe-shoes.com e workingperson.com. Você também pode optar por visitar sites de comércio, como nextag.com e ebay.com, ou sites de marcas reais, como skechers.com. Para ajudá-lo em sua pesquisa, restrinja as opções por marca (como botas Converse toe, Doc Martens, Dickies, etc), ou por recurso / categoria e por preço. Espere encontrar uma grande variedade de opções, por isso é bom começar com uma ideia de suas preferências, como a cor, o estilo (por exemplo, botas ou tênis) e sua faixa de preço.