Como escolher e instalar detectores de fumaça e incêndio?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 4 min de leitura
Os incêndios geralmente acontecem quando as pessoas estão dormindo. No momento em que eles acordam e sentem que algo ruim está acontecendo, já é tarde demais para escapar da ira do fogo. A instalação de detectores de fumaça e incêndio pode salvar vidas. Na verdade, já é uma lei instalar detectores de fumaça e alarmes em todas as casas de alguns estados, como Ontário.
Mesmo que não seja uma lei, ainda é uma das coisas mais práticas que você pode fazer para tentar salvar vidas quando ocorre um incêndio.
Escolha de detectores de fumaça e incêndio
Tarefa difícil
Selecionar entre centenas de variedades e marcas diferentes de detectores de fumaça e incêndio pode ser uma tarefa difícil se você não souber como considerar estes recursos:
Tecnologia básica. Existem apenas dois tipos de tecnologia mais comuns em detectores de fumaça e incêndio - tecnologia fotoelétrica e de ionização. O detector de ionização responde mais rápido a fumaça de fogo do tipo flamejante. Enquanto isso, o detector fotoelétrico pode detectar rapidamente incêndios lentos e latentes.
Fonte de poder. Existem três tipos de detectores de fumaça e incêndio, dependendo de sua fonte de alimentação: alimentado por bateria, alimentado por eletricidade e uma fonte de alimentação por bateria elétrica. O melhor para a maioria das famílias é o que funciona com bateria, embora isso possa ser caro. Você pode ir para um movido a eletricidade, mas certifique-se de que ele tenha uma bateria de reserva.
Características adicionais. Existem alguns recursos de detector de fumaça e incêndio que não são realmente necessários, mas existem alguns recursos que serão úteis, como o recurso de pausa. Com isso, você pode silenciar temporariamente o alarme sem a necessidade de desconectá-lo da fonte de alimentação.
Preço. Definir o orçamento ideal para um detector de fumaça e incêndio só será possível se você fizer compras. Obtenha o preço comum de um detector que deseja instalar em sua casa.
Instalação de detectores de fumaça e incêndio
Há certas coisas a se ter em mente ao instalar um detector de fumaça e incêndio:
A fumaça sobe, então o local perfeito para os detectores de fumaça deve ser no teto. Você também pode instalar o detector no alto da parede.
Evite instalar os detectores de fumaça e incêndio perto de ventiladores de teto, utensílios de cozinha, banheiros, aquecedores e janelas. Tudo isso pode afetar a precisão do detector.
Siga cuidadosamente as instruções do fabricante para instalar o detector. Existem dicas de segurança ao instalar o detector nos manuais. Leia isso antes de fazer qualquer coisa para manter tudo seguro.
Lembretes
Um detector de fumaça e incêndio está bom, mas quanto mais detectores você instalar, melhor. O fogo pode acontecer em qualquer lugar ou em qualquer parte da sua casa. Quanto mais detectores você tiver, melhor será sua proteção. Decida quantos você deve instalar em sua casa dependendo do tamanho da sua casa. Tenha pelo menos um detector em cada andar de sua casa.
Funcionando perfeitamente
Você acha que você e sua família já estão seguros depois de escolher e instalar detectores de fumaça e incêndio? De acordo com pesquisas, muitas vítimas de incêndio têm detectores, mas esses detectores não estavam mais funcionando perfeitamente. É por isso que testar seus detectores de fumaça e incêndio é necessário todos os meses. Desta forma, você tem a certeza de que os dispositivos que deveriam protegê-lo estão funcionando perfeitamente. Troque as baterias desses detectores todos os anos também. Não se esqueça de fazer uma limpeza simples desses detectores também.
Escolha cuidadosa, instalação adequada e manutenção regular - ao fazer tudo isso, você tem maior chance de salvar vidas e ser salvo em caso de incêndio.