Ao trabalhar em um laboratório químico, é inevitável que um produto químico seja derramado.
Ao trabalhar em um laboratório químico, é inevitável que um produto químico seja derramado. Embora a maioria dos produtos químicos seja mantida em frascos e vários recipientes destinados a proteger a todos contra as substâncias voláteis, o manuseio desses produtos químicos pode resultar na quebra dos recipientes ou frascos. É por isso que o protocolo de limpeza é uma das primeiras coisas a serem discutidas durante a orientação, antes de trabalhar em um laboratório. Uma vez que os produtos químicos podem ser potencialmente prejudiciais às pessoas no laboratório, é importante conhecer esses processos e protocolos.
Saiba onde estão seus suprimentos de limpeza de derramamento de produto químico.
É assim que se deve lidar com um derramamento de produto químico.
Saiba onde estão seus suprimentos de limpeza de derramamento de produto químico. Para a segurança de todos, os laboratórios geralmente têm panos de limpeza especiais que devem ser usados para limpar produtos químicos de qualquer superfície, como uma mesa ou o chão. Existem também soluções neutralizantes especiais que devem ser usadas para lidar com as substâncias de uma forma relativamente estável. Existem soluções que devem ser pulverizadas com ácidos e álcalis fortes para garantir que o manipulador não sofrerá nenhuma irritação na pele durante a limpeza.
Sempre que ocorre um derramamento, a pessoa que o causou deve ser a primeira a assumir o controle da situação. Ele ou ela deve alertar a todos no laboratório e arredores sobre o conteúdo e a quantidade da substância que foi derramada. Se o incidente for algo que possa causar danos a alguém, ele deve chamar a atenção do responsável e avaliar se uma evacuação do laboratório (ou, no pior dos casos, de todo o edifício) deve ser considerada como um curso de ação.
Se uma substância volátil estiver relacionada ao incidente, qualquer coisa que possa iniciar um incêndio ou faísca deve ser desligada. Tomadas elétricas, queimadores, fontes de gás e outros dispositivos de aquecimento devem ser mantidos longe e protegidos do produto químico derramado. Os incêndios químicos são piores do que os incêndios comuns, porque não podem ser apagados facilmente.
Se o produto químico se transformar em vapor e puder ser facilmente inalado, pode ser necessário usar aparelhos respiratórios autônomos. Embora a maioria dos laboratórios não tenha esse recurso, você precisa estar familiarizado com outras opções e alternativas semelhantes em suas instalações. Em qualquer caso, é melhor ficar abaixado e tentar controlar sua respiração se você suspeitar que vapores perigosos estão escapando para o ar.
No caso de um derramamento de mercúrio, você precisaria de um sistema de vácuo especialmente projetado para coletar o mercúrio antes que ele se transforme em vapor. A inalação de mercúrio pode ser muito perigosa e tem sido associada a muitas doenças pulmonares, bem como a certos tipos de câncer. O amálgama usando um ferro ou cobre reativo também tem sido praticado para tornar o mercúrio menos volátil.
Se a quantidade derramada for muito para ser controlada por uma pessoa ou a substância derramada for muito perigosa ou tóxica para ser manuseada por um não profissional, ligue para o 911 e deixe os profissionais tratarem disso. Nada deve ser comprometido ao garantir a segurança.