Como lidar com uma pessoa potencialmente violenta?
Dr. Alan Alexandre Ávila Jr.
• 4 min de leitura
FATO: Em 2005, 329 homens e 1.181 mulheres foram mortos por seus parceiros somente na Europa.
Sim, isso é verdade. E é um fato triste. A violência se tornou cada vez mais comum na sociedade hoje. As pessoas atribuem isso a diferentes causas. Mas uma coisa permanece: vidas foram destruídas e inúmeras pessoas morreram por causa da violência.
A violência é sempre prejudicial em qualquer forma, se o perpetrador abusa de sua vítima física, emocional ou psicologicamente. E quase sempre, o invasor é uma pessoa confiável do objeto do abuso.
Potencialmente violento
A violência pode ocorrer potencialmente em qualquer lugar e em qualquer ambiente. Os locais mais comuns são a casa e o local de trabalho. E nas últimas duas décadas, a violência se tornou cada vez mais palpável nas escolas. Crianças de sete e oito anos se tornam vítimas. A violência se tornou tão onipresente que quase qualquer pessoa pode ser vítima. Para evitar que receba, aqui estão algumas coisas que você deve observar ao lidar com uma pessoa que você acha que é potencialmente violenta.
Sinais a serem observados:
Mudanças de humor. Se alguém tem alterações de humor muito óbvias e parece que não consegue controlá-las, você deve ser cauteloso. Embora a maioria das pessoas que têm alterações de humor não sejam violentas, esse deve ser um sinal a ter em atenção.
Saúde mental da pessoa. A depressão não é algo para se temer, mas a depressão e a ansiedade extremas devem ser indicadores óbvios.
História. A história de uma pessoa é muito importante. Quando precisar lidar com alguém, certifique-se de saber um pouco sobre sua formação. Embora isso não signifique que você execute uma verificação de arquivo e histórico de todas as pessoas que encontrar, certifique-se de que, antes de confiar totalmente em alguém, você conhece o suficiente de seus amigos que podem atestar por ele.
Comportamento anti- social. Isso deve definir os sinos de alerta em sua mente. Casais com comportamento anti-social com qualquer um dos itens acima devem mandá-lo embora. Ou se não, pelo menos na ponta dos pés.
Palavrões excessivos ou uso de ameaças verbais. Isso não significa que você deve ter cuidado com as pessoas que soltam palavrões ocasionalmente. O que é importante aqui é que você possa identificar a linha tênue que separa simplesmente xingar e abuso verbal.
Agora que você conhece alguns dos sinais mais óbvios, veja como você lida com uma pessoa potencialmente violenta:
Fique calmo. Não demonstre que está intimidado porque, muitas vezes, a violência é produto da necessidade do agressor de se sentir no controle. Sempre pense com clareza e não deixe que o medo atrapalhe seu julgamento.
Se vocês precisarem ficar juntos em uma sala, certifique-se de que alguém para quem você possa ligar para ajudá-lo esteja por perto. Na pior das hipóteses, sente-se ou fique perto da saída ou da porta. Isso lhe daria uma saída no caso de você ser atacado.
Se a pessoa potencialmente violenta for alguém querido para você, procure ajuda profissional. O aconselhamento pode ser um bom começo.
Se você já é uma vítima, saia do relacionamento abusivo e vá às autoridades competentes. Você vai perceber que há muitas pessoas dispostas a ajudá-lo.
Aprenda a valorizar sua vida e enfrentar um agressor em potencial. Não se permita ser uma vítima. Conheça o seu próprio valor.
Por mais terrível que possa parecer, as situações se corrigirão se você estiver disposto a tomar parte na solução e não se permitir ser abusado. Existem inúmeras organizações dispostas a estender sua ajuda e apoio.