Abrir o cofre de alguém pode ser muito confuso por causa das regras e regulamentos diversos definidos pelo banco e pelo estado onde o banco está localizado. No entanto, existem regras gerais que se aplicam à maioria, senão a todos, os bancos em todos os estados.
Cofre
Neste artigo, você aprenderá sobre as regras gerais e procedimentos comuns para abrir o cofre de alguém:
Alugue a caixa em conjunto. É mais fácil obter acesso ao cofre enquanto o locatário ainda está vivo. Não espere até que algo aconteça ao locatário antes de planejar fazer algo a respeito. O locatário pode optar por modificar a conta para uma conta conjunta, sendo você o co-proprietário. Desta forma, caso aconteça algo com o outro locatário, você terá acesso ao box sem reservas.
Seja um deputado ou agente. Se o locatário não quiser torná-lo co-proprietário do cofre, pode optar por nomeá-lo como agente ou substituto. Ser deputado ou agente dá-lhe acesso, embora limitado, ao cofre. Para ser nomeado, a presença do pessoal do banco e do locatário é necessária para certificar a sua nomeação. Seu acesso ao cofre, no entanto, pode ser retirado pelo locatário, se ele decidir fazê-lo.
Os dois casos acima mostram casos em que o locatário ainda está vivo e, portanto, pode designá-lo como locatário conjunto ou representante / agente. No caso de o locatário falecer antes de designá-lo como locatário conjunto ou agente, você precisará se submeter a procedimentos específicos descritos nas leis estaduais onde o cofre está localizado.
Verifique com seu estado. Em caso de morte, vários estados têm suas próprias leis sobre o acesso ao cofre de seu parente. Consulte as leis estaduais e verifique o procedimento e os documentos necessários para abrir o cofre de alguém.
Entre em contato com o banco. Bancos diferentes têm regulamentos e requisitos diferentes para obter acesso ao cofre de alguém. Por exemplo, para um membro da família falecido, pode ser necessário fornecer ao banco a certidão de óbito do locatário, sua certidão de nascimento ou outros documentos que comprovem seu relacionamento com o locatário.
Reúna todos os documentos necessários. Conforme escrito nas leis estaduais e regulamentos bancários, prepare todos os documentos necessários para abrir o cofre de seu parente falecido. Envie-os ao banco e ao tribunal estadual e, em seguida, aguarde a jurisdição do tribunal.
Vá ao escritório do seu estado para obter bens não reclamados. Caso você não saiba da presença do cofre de um familiar falecido, e o locatário não tenha pago o aluguel pelo número de anos estipulado por já ter falecido, o conteúdo do cofre será declarada como "propriedade abandonada" e entregue à propriedade não reclamada do Estado. Os herdeiros do locatário receberão o valor do conteúdo da caixa.
Coisas importantes para se lembrar. Nem uma procuração investida em você pelo locatário, nem a posse da chave da caixa não são suficientes para obter acesso à caixa. Portanto, é melhor garantir que você tenha acesso ao box - por meio de copropriedade ou delegação - antes que algo aconteça ao locatário. Dessa forma, você evitará todo o incômodo de preparar os documentos necessários e passar pelas legislações estaduais.