Como você vai decorar um quarto para várias crianças, o que deve refletir a singularidade e individualidade de cada criança? Este pode ser um trabalho bastante complicado, especialmente se as próprias crianças quiserem incorporar suas próprias idéias na decoração. Mas não deve ser tão estressante quanto você imagina. Com as dicas a seguir, esta pode ser uma experiência agradável que você pode compartilhar com seus filhos.
Encontre algo em comum. Para evitar que as crianças discutam sobre os aspectos do design, identifique a coisa (ou coisas) de que gostam mutuamente e decore o ambiente ao redor. Se as crianças são todas meninas, isso provavelmente pode ser o amor pelas fadas. Se todos meninos, o amor por carros. Se forem de ambos os sexos, provavelmente gostam de um determinado programa infantil, filme ou personagem de desenho animado. Pergunte a eles um por um e chegue a um consenso.
Adicione acentos individualizados. Embora a sala deva ser adequada para todas as crianças, deve ter algo que evoque um sentido de individualidade em cada uma delas. Por exemplo, você pode pendurar quadros de arte individuais para as crianças, atribuir uma caixa de brinquedos para cada criança ou pintar cada uma das camas com suas cores favoritas. Dessa forma, cada criança sentirá uma sensação de propriedade, mesmo que o quarto seja compartilhado.
Pinte a sala em sua escolha de cores. Isso pode ser um pouco difícil, já que as crianças têm suas próprias cores favoritas. O que você pode fazer, porém, é incorporar cerca de duas a três de suas sugestões de cores. Certifique-se de escolher tons pastel ou claros. Verde, lavanda e amarelo podem fazer uma declaração juntos, enquanto vermelho e violeta são um bom par. Tanto quanto você pode, evite usar cores específicas de gênero.
Crie um estudo comum ou uma área de arte e artesanato. Deve ser um lugar onde as crianças possam fazer seus trabalhos de casa ou fazer projetos de arte juntas. Ter um estudo ou área de arte e artesanato na sala ajuda a construir e fortalecer o vínculo. Embora compartilhar seja bom, ajudará se as crianças tiverem sua própria escola e material de arte. Dê-lhes as suas caixas pessoais e recipientes, que obviamente devem ser devidamente etiquetados.
Escolha as decorações com cuidado. Ao decorar o quarto de seus filhos, a segurança deles deve ser sempre sua prioridade. Portanto, se você tem filhos muito pequenos, certifique-se de que as decorações sejam seguras e não apresentem riscos de asfixia. Aqueles que são pendurados no teto e montados nas paredes devem ser fixados com segurança para evitar que caiam e causem acidentes. Por exemplo, decorações móveis, que são comuns em quartos com tema planetário, devem ser pregadas de forma adequada e resistente.
Evite decoração com potencial de desordem. Uma criança é o suficiente para fazer um quarto desordenado. Portanto, imagine o que será de um quarto se você colocar duas ou mais crianças nele. O truque aqui é colocar algumas decorações. Molduras de parede, pinturas e fotos são suficientes. Pequenas bugigangas como estatuetas de brinquedo, bolas de neve e coisas do gênero não fazem uma boa decoração para ambientes porque podem pousar em muitos lugares - você sabe, chão, camas, armários e mesa.
As coisas podem ser muito mais fáceis se as crianças que dividem o quarto pertencerem à mesma faixa etária. Mas se as crianças mais velhas dividem o quarto com as mais novas, você precisa lidar com as coisas de maneira diferente. Na verdade, você pode querer dividir a sala para os dois grupos de idade para mantê-la muito mais organizada.