A maioria de nós já se envolveu com a pintura algumas vezes na vida. Uma das ideias mais importantes que nos podem guiar neste relaxante hobby tem a ver com a escolha do meio e da técnica com que pretende se entregar a esta atividade. Tradicionalmente, a pintura envolve uma tela ou qualquer outra superfície plana sobre a qual a imagem será pintada; também envolve o meio certo que deve ser usado para pintar a imagem. Alguns dos meios de comunicação mais populares incluem aquarelas, acrílicos e carvão, entre outros.
Para os mais ousados, existe uma técnica totalmente diferente que envolve a fumaça. Essa técnica é chamada de "fumage" ou pintura com fumaça. Ele foi desenvolvido e usado pela primeira vez por Wolfgang Paalen, que usou a fumaça de uma vela para criar imagens em uma tela. As imagens resultantes são surreais, e podem até ser perturbadoras, devido às formas totalmente inesperadas que podem ser evocadas usando a fumaça. Se você está intrigado com esse conceito e deseja experimentar essa técnica em um projeto futuro, aqui estão alguns passos simples para ajudá-lo a aprender como pintar com fumaça.
Passo 1
Visualize seu design. Como em qualquer projeto criativo, a primeira etapa que deve ser executada é a visualização. Nem todos nós temos a capacidade de "ver" imagens claras em nossas mentes. Portanto, é uma boa ideia visualizar a imagem geral que você deseja obter esboçando manualmente o projeto ou usando um tipo de software de computador que permitirá que você produza um esboço. Dada a natureza do meio, mantenha seus designs simples e / ou abstratos (por exemplo, formas humanas, formas básicas, etc.).
Passo 2
Reúna os materiais escolhidos. Para este projeto, você pode usar qualquer ferramenta que produza fumaça em formas mínimas, por exemplo, uma vela ou uma lâmpada de querosene. Uma vez que este projeto é para iniciantes, velas de diferentes espessuras e comprimentos de pavio são ideais. Isso ocorre porque os pavios mais longos produzem padrões mais suaves, enquanto os mais curtos produzem sombras e formas sólidas e escuras. O uso deles permitirá que você crie imagens variadas com diferentes intensidades ou sombras. Além das velas, você também precisará de uma tela e equipamentos de proteção para os olhos e as mãos.
Etapa 3
Pinte com fumaça. Depois de escolher um local de trabalho seguro, onde não haja risco de queimar nada, você pode iniciar o processo de pintura. Primeiro, sustente a tela de forma que você possa movê-la enquanto pinta. Você pode precisar pintar na lateral ou abaixo da tela. Em seguida, comece a pintar usando qualquer uma das velas escolhidas para aplicar o sombreamento. Ao fazer isso, lembre-se de que o ângulo e a velocidade com que a chama da vela é arrastada através ou abaixo da superfície podem ajudar a produzir diferentes tons. Se você estiver hesitante, tente fazer alguns traços de prática em uma tela diferente antes de aplicar qualquer coisa ao seu projeto em andamento. Lembre-se de que você é incentivado a ser o mais criativo possível e, portanto, pode querer experimentar diferentes maneiras de produzir imagens usando fumaça.
Passo 4
Aplique os retoques finais. Quando terminar, não se esqueça de borrifar fixador na tela. Isso ajudará a preservar a imagem que você criou.