Em primeiro lugar, o que são cabos elétricos? Simplificando, os cabos elétricos são usados para transmitir eletricidade e são compostos de dois ou mais fios ligados entre si (por meio de torção ou trança). Esses fios são cobertos por material protetor e isolante. Existem muitos tipos diferentes de cabos elétricos e eles são normalmente classificados de acordo com fatores como condutividade elétrica, tipo de isolamento, tipo de protetor (ou cobertura), peso, custo e usos específicos.
Se você está interessado em cabos elétricos como um hobby, ou provavelmente gostaria de participar de algumas vendas pertinentes a este tópico, vale a pena aprender o máximo possível sobre cabos elétricos. Aqui estão apenas alguns dos diferentes tipos de cabos disponíveis no mercado hoje:
De acordo com o uso. Existem vários usos para cabos elétricos. Cabos diretamente enterrados ou subterrâneos, por exemplo, devem ser enterrados abaixo do solo. Eles são, portanto, especialmente projetados para ter uma alta tolerância a fatores como acidez do solo, calor e umidade. Os cabos revestidos de cobre com isolamento mineral têm integridade de circuito, o que significa que podem resistir a condições extremas (como incêndio) e, portanto, são usados em equipamentos como bombas de incêndio e sistemas de alarme de incêndio; centrais elétricas, túneis e minas.
De acordo com o material. Existem tantos tipos diferentes de cabo de acordo com o material usado como condutor. Tem o cabo de alumínio, cabo de cobre, cabo de teflon e cabo de tungstênio, entre outros.
O cabo de alumínio é amplamente utilizado porque o alumínio é um excelente condutor de eletricidade, altamente resistente à corrosão, leve e muito econômico (facilmente fabricado e reciclado). É também um dos cabos de alta tensão disponíveis, o que significa que pode transportar energia de forma eficiente mesmo em longas distâncias.
Os cabos de teflon têm temperaturas de fusão muito altas, portanto, geralmente são usados para fornecer isolamento a outros cabos. É considerado um cabo de alto desempenho.
Os cabos de tungstênio também são conhecidos por sua resistência a altas temperaturas, bem como sua durabilidade, mesmo em ambientes adversos; é normalmente usado em sua forma pura para cabos elétricos. Pode ser facilmente formado em bobinas de filamento devido à sua resistência e ductilidade.
Os cabos de cobre ainda são considerados o melhor material para uso como conectores elétricos, uma vez que são considerados um dos melhores condutores de eletricidade. Também é maleável, dúctil, altamente resistente à corrosão e leve.
Cabos de PVC ou cabos de cloreto de polivinila são feitos de polímeros de cloreto de vinila.
Outros tipos de cabos. Existem outros tipos de cabos, como diferentes cabos básicos, incluindo cabos coaxiais (usados para diferentes aplicações, como conexões de rede de computadores e distribuição de sinal de TV a cabo), cabos blindados, cabos de fibra ótica (que é composto de fibras transparentes) e cabos de fita (usado principalmente em hardware de computador, como unidades de CD e discos rígidos).
Incluir classificação de tensão
Outros fatores que determinam o tipo de cabos elétricos incluem classificação de tensão, tipo de cobertura protetora, tamanho do núcleo de fibra, peso do cabo e diâmetro do cabo.
Essas informações devem ajudá-lo a começar a construir seus conhecimentos básicos sobre cabos elétricos.