Aquecedores a gás são usados como um dispositivo de aquecimento para áreas internas e externas. Os aquecedores a gás usam gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás natural. Os aquecedores a gás foram desenvolvidos pela primeira vez em 1900. Eles usam o mesmo conceito do queimador de Bunsen. O fogo aquece o ar que eventualmente se espalha por um método de convecção, tornando a sala ou edifício mais quente. Este também é o mesmo princípio de uso dos aquecedores de pátio.
Fonte de calor quente
Os aquecedores a gás modernos utilizam hoje a tecnologia de aquecimento radiante. Este tipo de tecnologia de aquecimento usa energia radiante de uma fonte de calor. Em vez de aquecer o ar diretamente usando um método de convecção, o aquecimento radiante usa energia radiante de uma fonte de calor quente. Isso pode ser como o teto, o piso ou a parede de uma sala. Esse tipo de tecnologia é comumente usado para aquecedores externos.
Os aquecedores a gás internos podem ser divididos em dois tipos. Estes são os aquecedores a gás fluidos e não fluidos. Os aquecedores a gás canalizado são aquecedores a gás embutidos. Embora sejam um pouco mais caros de construir, os aquecedores a gás fluidos são mais convenientes de usar. Aquecedores a gás canalizado levam o gás automaticamente para fora. Esses tipos de aquecedores são recomendados como aquecedores de ambiente para quartos e salas de estar. Eles são normalmente embutidos na parede ou podem parecer aquecedores a gás de lareira.
Aquecedores portáteis a gás
Aquecedores a gás não fluidos são os aquecedores portáteis a gás. Eles são muito mais baratos do que os aquecedores fluidos e a instalação é mais simples. Ao usar aquecedores a gás sem fluído, certifique-se de que o ambiente tenha ventilação adequada.
A segurança deve sempre ser considerada ao usar um aquecedor a gás. A instalação adequada de aquecedores a gás é obrigatória. Aqui estão as melhores práticas para instalar aquecedores a gás.
Antes de iniciar a instalação ou mesmo comprar um aquecedor a gás, calcule primeiro o espaço que está tentando aquecer. Depois de saber os detalhes, você pode ir à loja ou ao computador para comprar um aquecedor a gás.
Antes de instalar o aquecedor a gás, leia as instruções que acompanham o dispositivo. É uma boa prática saber o que você está fazendo e ter certeza disso.
Quando estiver pronto para a instalação, desligue ou remova todos os dispositivos que podem causar incêndio, como fogões ou até mesmo isqueiros.
Não se esqueça de desligar a fonte de gás antes da instalação. O gás é inflamável e os vazamentos de gás podem se transformar em sérios danos.
Inspecione o duto de gás. Certifique-se de que esteja limpo e sem orifícios para vazamentos.
Se você estiver instalando um aquecedor portátil, coloque o aquecedor a gás corretamente no local desejado.
Verifique seu aquecedor para ver se ele está desligado. Se estiver, conecte o aquecedor ao duto com segurança.
Se você tiver certeza de que fez um bom trabalho e de que tudo está seguro e todas as tubulações estão hermeticamente fechadas, ligue o gás.
Esta etapa é mais fácil para aquecedores a gás portáteis ou não fluidos. Se for um aquecedor a gás com vazão, é melhor construí-lo de acordo com os regulamentos de aquecedores a gás apropriados. Esteja você tentando instalar um aquecedor de garagem, um aquecedor de pátio ou um aquecedor eletrônico, é melhor procurar aconselhamento profissional. Você também pode ligar para o corpo de bombeiros local para obter os regulamentos de segurança contra incêndio ou verificá-los online.