Grande parte do consumo elétrico de cada residência é feita pelo uso de aparelhos de ar condicionado. Mesmo assim, com o calor extremo nos dias de verão, o ar-condicionado se tornou uma comodidade indispensável. As pessoas, no entanto, agora estão procurando economizar eletricidade empregando certos métodos para resfriar seus quartos sem ar condicionado. Continue lendo e descubra se você também pode fazer o mesmo seguindo as dicas:
Verifique de onde vem o calor. Principalmente, o calor se acumula dentro da sala por causa do gabinete. Com quatro paredes e uma ou duas janelas, não há muito espaço onde o ar possa circular livremente. Conseqüentemente, o calor fica preso dentro. Talvez você possa adicionar mais janelas e instalar um respiradouro maior para liberar o ar quente de dentro.
Abra a porta e as janelas quando a privacidade não for necessária. Com portas e janelas abertas, a sala terá mais ar e o entupimento não ficará confinado por dentro.
Isole o telhado e as paredes. O isolamento é a maneira mais eficaz de evitar o calor, pois ele é refletido no ar quente. Os isoladores atuam como proteção que evita que o calor penetre nas paredes e no telhado - portanto, a temperatura dentro da sala permanece baixa. Ao isolar, certifique-se de usar os melhores materiais. Visite o Guia de Compra de Isolamento Doméstico para obter dicas e conselhos. Além disso, certifique-se de vedar bem o telhado e as paredes, consertando as rachaduras, orifícios e lacunas antes de instalar os isoladores.
Forre as janelas com refletores de calor. Esses materiais reduzem o brilho do sol, bem como regulam a penetração dos raios ultravioleta no ambiente.
Pendure cortinas nas janelas. As cortinas devem ser feitas de materiais leves e frescos e a cor deve ser agradável aos olhos. Quando o sol incidir diretamente nas janelas, feche as cortinas para que o calor do sol não entre na sala.
Pinte a sala com cores claras e frias. Branco, off white, creme, verde claro e outras cores pastel podem ajudar a manter uma temperatura fria dentro de uma sala.
Mantenha os móveis enormes longe da porta e das janelas. Móveis enormes tendem a bloquear a passagem de ar pelas aberturas. Coloque grandes pedaços de móveis nas paredes laterais e deixe as janelas livres de qualquer obstrução, como estantes de livros e candeeiros.
Coloque um vaso de plantas de interior em um canto da sala. As plantas fornecem mais oxigênio para o ambiente e também absorvem o mau cheiro e o mofo da atmosfera.
Organize a divisão para criar mais espaço. Um cômodo mais espaçoso torna a área de estar mais fresca e aconchegante.
Plante árvores ao redor de sua casa ou prédio. Posicione alguns arbustos e uma árvore perto dos quartos. As plantas absorvem o calor e também fornecem sombra.
Construa uma saliência de dossel nas janelas. O dossel serve de sombra contra o calor excessivo do sol durante o verão. Ele também atua como um escudo durante o frio extremo, especialmente quando está nevando.
Instale ventiladores dentro da sala. Você pode colocar um ventilador no teto ou na parede, ou pode optar pelo tipo que vem com um suporte independente. Deixe o ventilador girar por toda a sala para obter o máximo benefício de resfriamento.
Se você puder empregar esses métodos sugeridos em todos os cômodos de sua casa (incluindo as áreas de estar e de jantar), poderá obter uma casa totalmente fria. Você pode então preguiçar nos seus dias de folga e ainda não se preocupar muito com o aumento das contas de luz.