Como substituir as velas de ignição em um Chevy Silverado?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
As velas de ignição estão entre as peças de motor mais baratas, embora sejam importantes para garantir que o motor funcione corretamente. Uma vela de ignição fornece uma carga para causar a combustão da mistura de combustível e ar nos cilindros do motor, acionando os cilindros e girando o motor. No entanto, as velas de ignição se desgastam com o tempo e, às vezes, falham totalmente devido ao desgaste irregular ou corrosão. Portanto, você precisará substituir as velas de ignição em intervalos regulares.
Ciclos de vida de uso da vela de ignição
A substituição da vela de ignição geralmente faz parte do serviço de manutenção preventiva regular de qualquer automóvel, embora você mesmo possa fazer isso. Em um Chevy Silverado, o manual recomenda uma troca de vela de ignição a cada 60.000 a 100.000 milhas, dependendo de seus hábitos de direção e das condições de seu caminhão. Vários modelos da Chevy Silverado têm diferentes ciclos de vida de uso da vela de ignição, mas o processo de substituição é comum.
Ferramentas e preparação. Antes de trabalhar no motor, deixe-o esfriar algumas horas após o uso, para não se machucar com o calor do motor. Você precisará de uma chave de caixa com extensão para que possa alcançar as velas de ignição de dentro do bloco do motor. Você também precisará de uma tomada de vela de 0,63, lubrificante de silicone, uma escova de aço, testador de tensão e um novo conjunto de velas de ignição. Dependendo da configuração do motor do seu caminhão, você precisará de seis ou oito velas de ignição para os motores V6 e V8, respectivamente.
Obtenha acesso às velas de ignição. Levante e apóie o capô. Você precisará desconectar o sistema elétrico do seu carro para reduzir o risco de choque elétrico. Desconecte a bateria do terminal negativo. Em seguida, abra a tampa do bloco do motor (se houver) levantando-a para o lado.
Afrouxe os fios da vela de ignição e remova-os. Você precisará agarrar cada fio da vela de ignição pela capa, girando-o para a esquerda e para a direita até que possa puxá-lo para fora. Observe a colocação dos fios, pois eles são fixados em ordem.
Remova as velas de ignição. Insira a chave de soquete no compartimento da vela de ignição e certifique-se de que a extremidade se encaixa perfeitamente. Desaparafuse a vela girando no sentido anti-horário até que a vela se solte. Retire a vela de ignição e coloque-a de lado.
Prepare as novas velas de ignição. Use sua escova de aço para limpar o interior da proteção de arame. Em seguida, aplique lubrificante de silicone no contato da nova vela de ignição e no interior da proteção do fio. Insira a nova vela de ignição na tomada e gire no sentido horário com sua mão. Use uma ferramenta testadora de tensão para verificar o torque correto. A tensão correta geralmente é indicada no recipiente ou embalagem da vela. Use sua chave de soquete para ajustar o aperto de acordo, girando no sentido horário para apertar e no sentido anti-horário para afrouxar.
Reinstale os fios da vela de ignição, observando o pedido. Certifique-se de que a proteção do fio se encaixe no lugar, indicando um ajuste confortável. Em seguida, recoloque a tampa do bloco do motor e reinstale o fio negativo da bateria no terminal. A maioria dos motores de carros mais novos não precisa de um ajuste, então você está pronto para começar.