Como apertar o cinto serpentina em um Mercedes Benz 190E?
Christian Jácomo Valência
• 4 min de leitura
Uma correia serpentina é uma correia única contínua com várias nervuras que permite que vários componentes periféricos do motor de um veículo, como o alternador, o compressor de ar condicionado do carro, as bombas de água e ar ou a bomba de direção hidráulica funcionem. A correia serpentina é instalada para transferir a energia do motor do veículo para os componentes. A Mercedes Benz instalou pela primeira vez a correia serpentina em sua série de modelos de carro 190 em 1985. O desgaste regular e o uso da correia serpentina podem causar seu afrouxamento. Abaixo estão as etapas sobre como apertar a correia serpentina em um Mercedes Benz190E.
Abra o capô do seu carro e inspecione visualmente a correia serpentina. Pode haver de quatro a seis polias instaladas no modelo do seu carro.
Pegue duas porções opostas da correia serpentina entre duas polias com a mão. Deve haver tensão suficiente aí. Se você conseguir aproximar as duas seções da correia serpentina, isso significa que a correia está bastante frouxa.
A correia serpentina normalmente é autotensionável, mas há algumas que possuem um parafuso de ajuste de tensão que pode ser afrouxado ou apertado para manter a tensão adequada da correia serpentina.
Inspecione todas as polias e como a correia serpentina é enroscada em cada uma. A correia pode ter escorregado de uma ranhura de uma polia, fazendo com que ela afrouxasse. O suporte do alternador pode estar rachado e precisa ser substituído. Você também pode ver algumas rachaduras ao longo da correia serpentina que faz com que ela estique e perca a aderência.
Pegue o manual do seu Mercedes Benz 190E ou olhe embaixo do capô para o diagrama de como a correia serpentina é montada em todas as polias. Você também pode tirar fotos ou fazer um desenho de como ele está instalado para que você possa substituir uma correia serpentina gasta de forma adequada.
O tensor da correia é menor do que as outras polias, mas maior do que o do alternador. Ele pode estar no centro, entre o virabrequim e as polias da bomba de refrigerante ou ao lado. Dê um quarto ou meia volta ao parafuso na frente do tensor e, em seguida, gire a porca de tensionamento para a esquerda. Isso fará com que o cinto se solte e você poderá removê-lo. Verifique toda a correia para ver se há rachaduras ou desgastes que podem ser o motivo pelo qual ela se soltou. Limpe as peças expostas para remover sujeira e fuligem que também podem contribuir para a tensão desigual.
Com a correia serpentina removida, você pode girar a maioria das polias manualmente. Vire cada um para ver se giram suavemente, sem rangidos e sem muita resistência.
Gire o ponteiro de marcação de tensão até que se alinhe com a marca na placa. Se a correia ainda estiver em muito bom estado, coloque -a de volta ou substitua por uma nova começando pela polia tensora e seguindo o diagrama. Gire a porca de tensionamento até que o ponteiro de tensionamento esteja alinhado com o marcador de tensão e aperte o parafuso novamente. Verifique se os assentos da correia serpentina estão nas ranhuras da polia corretamente.
É muito importante que você verifique regularmente a tensão da correia serpentina. Se seu carro chiar quando você dá a partida pela manhã, é provável que sua correia serpentina esteja solta. O guincho geralmente para quando o motor esquenta. Lembre-se de que quando a correia serpentina estiver solta, o motor do seu carro irá parar e você só poderá dar partida no carro depois de ajustá-la e / ou substituí-la. A manutenção adequada e constante irá garantir que o seu Mercedes Benz 190E está sempre nas melhores condições de funcionamento.