Existem muitos tipos de correias automotivas, com diferentes funções. Algumas dessas correias automotivas incluem correias AC, correias de acionamento do ventilador, correias de acionamento do distribuidor e as correias serpentinas. A serpentina, ou correia em S, é um sistema de correia muito usado em um carro, devido à sua simplicidade e eficiência. Este sistema S-belt é encontrado embaixo do seu carro; é composto por uma correia longa e resistente que se conecta a diferentes outras correias, que por sua vez se conectam a diferentes funções automotivas. Algumas dessas correias periféricas incluem o alternador de correia, bomba de ar, bomba de direção hidráulica, correia de acionamento do ventilador e correia dentada (em carros com cames aéreos). Essas correias individuais são mais fracas e menores do que a correia serpentina e, portanto, requerem uma substituição mais frequente.
Correias automotivas quebradas comumente fazem
Como você saberia que uma de suas correias automotivas precisa ser substituída? Um sintoma que você pode observar são sons barulhentos e guinchados que estouram as correias automotivas comumente fazem. Além disso, observe há quanto tempo suas correias automotivas estão em operação, pois normalmente precisam ser substituídas após um intervalo definido: por exemplo, a correia S (ou correia serpentina) geralmente precisa ser substituída a cada 4 anos, ou 30000 para 60000 milhas. Certifique-se de descobrir as especificações reais sobre a substituição, conforme indicado no manual do usuário. Outra maneira de saber se sua correia automotiva precisaria ser substituída seria simplesmente inspecioná-la. Além do ruído que foi mencionado acima (que pode ser o primeiro sinal óbvio), outros sinais incluem o seguinte: cortes ou rachaduras na correia, pedaços faltando ou uma aparência brilhante.
O reparo e a substituição da correia serpentina são considerados muito mais fáceis de fazer do que reparar ou instalar as correias menores e individuais. Isso ocorre porque normalmente implicaria apenas no afrouxamento da correia da polia específica, que prende a correia S. Depois de afrouxar a correia da polia, a correia S também se afrouxaria e você poderia substituí-la pela nova.
Uma palavra de cautela, no entanto; muitos tensores de correia são muito apertados e é recomendável usar uma ferramenta projetada especificamente para sua remoção. A maioria dos motores de automóveis é projetada de forma que você possa remover facilmente a correia S depois de afrouxar o tensor da correia, mas em alguns projetos, você teria que remover outras peças e componentes do motor, que são montados sobre a correia S.
Correia automotiva
Para ajudá-lo a entender melhor como proceder para a substituição de qualquer cinto automotivo em seu carro, certifique-se de garantir um diagrama de cinto e as instruções do fabricante sobre como remover e substituir cintos específicos do motor de seu carro. Também ajuda você a fazer seu próprio diagrama da passagem da correia antes de desmontá-la - lembre-se, às vezes é muito mais fácil desmontá-la do que colocá-la de volta.
Depois de colocar o cinto de substituição adequado, certifique-se de prender cada um dos parafusos com muita, muita força. Para verificar se você trocou a correia corretamente, entre no carro e ligue o motor; atente para sons de guinchos ou rangidos.
Obviamente, é sempre um bom investimento ter suas correias inspecionadas por um mecânico certificado, especialmente se você não tiver muita certeza de suas próprias habilidades mecânicas. Boa sorte!