um cilindro pneumático, ou cilindro de ar, é um dispositivo mecânico que produz força e é movido a ar ou gás comprimido. Eles desempenham uma série de funções nos setores automotivo, eletrônico, de embalagens, diversos estabelecimentos e até mesmo em residências. Eles são usados para controlar a pressão nos freios a ar, ajudar os motores dos carros a empurrar os pistões, permitindo que os pneus girem, e permitir o fechamento de certos tipos de portas, entre outras funções. O cilindro pneumático pode ter uma variedade de usos, mas sua função básica não muda. Eles convertem a pressão do ar em movimento linear por fixação a um pistão de metal, empurrado para frente e para trás por colunas de ar.
Cilindros de ar de diâmetro mm
Os cilindros pneumáticos vêm em muitos formatos e tamanhos, que normalmente variam de 2,5 mm a 400 mm de diâmetro de cilindros de ar. Alguns cilindros pneumáticos têm 1000 mm de diâmetro, destinados ao uso no lugar do sistema hidráulico. O cilindro pneumático mais comum é em forma de tubo e contém um eixo, uma haste e um êmbolo. A haste se encaixa no eixo do cilindro, que pode se mover para dentro e para fora. O êmbolo é conectado à extremidade da haste e tem como objetivo tirar o impacto da pressão do ar que flui dentro do cilindro pneumático.
Para funcionar, os cilindros pneumáticos distribuem uma força ao transformar a energia potencial do gás comprimido em energia cinética, que é uma quantidade escalar e, portanto, tem magnitude, mas nenhuma direção. Essa direção é obtida por válvulas manuais ou elétricas que controlam a direção do movimento. Essas válvulas de controle direcional são manobradas por solenóide elétrico ou alavanca manual para manter as taxas de deslocamento ajustáveis. Quando o gás comprimido se expande devido à força criada por uma pressão maior do que a pressão atmosférica, a expansão do ar leva um pistão a se mover na direção preferida. Alguns cilindros têm almofadas em uma ou ambas as extremidades das portas. Essas almofadas restringem o fluxo de ar para reduzir o movimento de deslocamento a uma velocidade mais baixa.
Os dois principais tipos de cilindros pneumáticos são:
Cilindros pneumáticos de simples ação. Um cilindro pneumático de ação simples possui uma única porta para ar comprimido, ele se move em apenas uma direção, o que significa que o cilindro não retrai o pistão quando a pressão do ar é removida. Com engates de retorno por mola, a mola empurra o pistão de volta à sua posição inicial, mas requer mais pressão de ar para disparar porque você empurra a carga e a mola.
Cilindros pneumáticos de dupla ação. Um cilindro de dupla ação, por outro lado, possui duas portas para ar comprimido - uma para instroke e outra para outstroke. Ele usa a força do ar para expandir e retrair como um vácuo que puxa a haste de volta para dentro do eixo, exigindo assim mais ar e uma válvula solenóide mais complexa do que o cilindro de ação simples.
Verifique regularmente as válvulas
Para preservar o desempenho do seu cilindro pneumático, é importante mantê-lo. Verifique regularmente as válvulas para garantir que estão inseridas na posição desejada de modo a não deslizar e criar uma perda de pressão de ar. O sistema pneumático também não pode congelar, pois pode danificar as funções de controle e vedação.
Os cilindros pneumáticos comerciais agora estão disponíveis em novos designs e especificações de equipamentos. As marcas populares são Sterling e Parker, que estão entre os maiores fabricantes de cilindros hidráulicos e pneumáticos.