Em primeiro lugar, o que são cilindros pneumáticos? Os cilindros pneumáticos são dispositivos que produzem energia transformando a energia potencial do ar comprimido em energia cinética. Eles são usados em muitas aplicações em muitas indústrias, como hidráulica, eletrônica, transporte e muito mais. Eles também são usados para alimentar muitos eletrodomésticos comuns, como sistemas de vácuo e ventilação. Seus principais componentes incluem uma válvula solenóide, almofadas, tubos (geralmente de cor cinza) e pistões.
Conheça as diretrizes de segurança. Ao comprar cilindros pneumáticos, certifique-se de ler primeiro as diretrizes de segurança. Embora sejam relativamente fáceis de usar, eles também têm o potencial de causar muitos danos e ferimentos se a haste do cilindro for ativada repentinamente e com muita força. Uma das medidas de precaução que você pode tomar inclui o uso de óculos de proteção ao manusear cilindros pneumáticos de alta pressão. Também é importante instalar mecanismos à prova de falhas para garantir que os bloqueios do sistema sejam iniciados no caso de haver algum mau funcionamento no sistema do cilindro pneumático.
Saiba que tipo de cilindro pneumático usar. Existem muitos tipos e tamanhos diferentes de cilindros pneumáticos. Por exemplo, existem cilindros de simples ação (em que o pistão se move em apenas uma direção e um mecanismo de mola é usado para movê-lo para a outra direção oposta); cilindros de dupla ação (que têm duas portas diferentes na tubulação para permitir que a pressão do ar estenda e retraia o pistão do cilindro); cilindros de ar rotativos e cilindros de ar sem haste. Os tamanhos também variam, de tão pequenos quanto 2,5 milímetros a 400 milímetros - os tamanhos afetariam a pressão que o cilindro iria exercer, embora outros fatores precisassem ser levados em consideração, nomeadamente a força exercida, o raio do cilindro, e o valor de pi.
Use a voltagem certa. Embora esta seja uma dica muito básica, também é uma das mais importantes a serem lembradas. Usar uma tensão mais alta do que o necessário causaria acidentes, como eletrocussão ou falhas no mecanismo, enquanto usar uma tensão mais baixa do que a necessária significaria menos eficiência. Por exemplo, se você precisar colocar o dispositivo em um ambiente úmido, 12 a 24 volts provavelmente seriam suficientes (é claro que também dependeria de outros fatores, como o tamanho e a pressão necessária: certifique-se de consultar um eletricista qualificado para ajudá-lo neste aspecto).
Pratique a manutenção adequada. Para manter seu cilindro em boas condições, bem como para evitar acidentes, certifique-se de praticar a manutenção adequada. É muito importante que você conserte vazamentos de ar imediatamente. Nunca deixe os cilindros pneumáticos congelarem. Além disso, não substitua os acessórios por peças não classificadas - tanto quanto possível, tente substituí-los por peças da mesma marca do original.
Conheça suas opções. Existem alguns cilindros pneumáticos oferecidos que são mais eficientes em termos de energia e mecanismos mais simples que facilitam a operação. Experimente as "soluções verdes" oferecidas em hydraulicspneumatics.com. Consulte os catálogos de cilindros em milwaukeecylinder.com, parker.com, festo-usa.com e pneumatic-cylinders.eu. Guie-se pelo gráfico como fazer o pedido disponível em pneumaticcylinders.net.
Faça comparações entre diferentes tipos de cilindros pneumáticos acessando sites como pneumatic-cylinders.eu, Leia sobre as inovações e avanços mais recentes em tecnologia pneumática em pneumatictips.com
Siga as diretrizes de segurança adequadas
Aí está! Embora o uso de cilindros pneumáticos não seja tão complicado, basta lembrar que o importante é seguir as orientações de segurança e práticas de manutenção adequadas. Boa sorte!