A correia dentada é uma parte vital do motor do seu veículo. Os mecânicos costumam se referir a isso como uma correia de came ou corrente de sincronização. A correia dentada passa pelo seu motor. As válvulas funcionam sem falhar quando sua correia dentada está ajustada corretamente. Abaixo você encontrará o procedimento para definir o tempo adequado.
- Primeiro, estacione o carro em um local seguro e nivelado. Uma garagem ou uma rua sossegada funcionarão bem. Você precisará de apenas uma ferramenta para concluir a tarefa. Certifique-se de ter uma chave inglesa boa e forte. Você também precisará de bastante luz para ver as marcas de alinhamento de tempo na correia e nos dispositivos mecânicos.
- Depois de ter tudo que você precisa e seu capô estiver aberto, certifique-se de desconectar a bateria. Localize sua correia dentada e as máquinas relacionadas. Se não tiver certeza do que procurar, consulte o manual do seu veículo. Remova a tampa de distribuição e afrouxe o tensor da correia. Será algo parecido com uma polia. Para afrouxar o tensor, você precisará encontrar os parafusos que o prendem no lugar e afrouxá-los. Você pode dizer que está solto se entrar em contato com a correia dentada facilmente.
- Ajuste a correia dentada de acordo com o manual de manutenção do veículo. Verifique ao longo de sua trilha e corrija quaisquer problemas de movimento que você encontrar. Se você descobrir que a correia saiu do trilho quando o tensor foi afrouxado, basta movê-la de volta ao trilho. Seu manual será capaz de guiá-lo pelo caminho correto que a correia dentada percorre no motor. Existem marcas na correia dentada que precisam ser devidamente alinhadas com o came, a manivela e as rodas dentadas. Cada marca na correia deve ser alinhada uniformemente com as marcas nas partes mencionadas acima.
- Depois de alinhar as marcas na correia dentada com o came, a manivela e as rodas dentadas, gire o motor manualmente. É aqui que você tira a chave e força a polia do virabrequim a girar. Faça girar o motor em mais de um ciclo completo. A resistência da correia ao girar indica que os pistões e as válvulas estão se tocando.
- Depois de ter certeza de que a correia dentada está encaixada corretamente e alinhada com os outros dispositivos no motor, os parafusos do tensionador da correia precisam ser apertados. Os parafusos devem se encaixar perfeitamente, mas cuidado para não apertá-los demais! Dessa forma, você pode afrouxá-los mais facilmente da próxima vez.
Seu tempo agora foi definido. Agora conecte os cabos da bateria e coloque a tampa de distribuição de volta. Feche o capô e ligue o motor. Certifique-se de que tudo está funcionando perfeitamente. Se o seu motor soar irregular ou não funcionar suavemente, desligue -o e repita os procedimentos acima.