Como trocar os freios e rotores da Chevy Cavalier?
Renato Wilson Pires
• 4 min de leitura
Um bom sistema de frenagem de um veículo é crucial, pois mesmo um pequeno problema pode representar uma preocupação de segurança para o motorista e todos ao redor do veículo. Conforme o tempo passa, existem itens de desgaste do sistema de freio que devem ser mantidos em uma base regular. Um desses itens de desgaste seria as pastilhas de freio e rotor. Você deve sempre verificar as pastilhas de freio do seu veículo e se ela tem 0,13 de polegada de espessura, então você está muito atrasado para uma substituição das pastilhas de freio.
Preparando-se para tirar as rodas. Antes de levantar o veículo para soltar os pneus, primeiro é preciso soltar a porca enquanto ela ainda está no solo. Lembre-se de afrouxar apenas as porcas; não remova as porcas ainda enquanto as rodas ainda estiverem no chão. Certifique-se de que o veículo está estacionado ou em primeira marcha, dependendo da transmissão do veículo.
Levantando o veículo. Localize o ponto de macaco na extremidade dianteira do seu veículo; deve estar dentro da área atrás do radiador do veículo. Use o macaco lá para levantar a extremidade dianteira do seu veículo.
Proteja o veículo. Agora que a extremidade dianteira do veículo está elevada, você precisa inserir dois suportes em ambos os lados na frente do veículo. Deve ser colocado abaixo da solda do painel na frente do seu veículo. Quando os cavaletes estiverem em posição, abaixe lentamente o veículo e certifique-se de que o veículo esteja estável depois de colocado nos cavaletes. Agora que o veículo está preso, você pode soltar todas as porcas e tirar as rodas do veículo.
Rotores de freio. Agora que você pode ver o conjunto do freio a disco, destrave os parafusos das pinças de freio na parte superior e na parte inferior. Agora, prenda temporariamente as pinças com um arame de amarração ou zíper nas molas. Isso permitirá que você faça sua manutenção com mais liberdade. Agora deslize os rotores do freio para fora do conjunto do cubo. Pode ser necessário aplicar uma martelada suave na parte traseira do conjunto para descarregar um pouco da ferrugem e corrosão acumuladas. Com os rotores de freio de reposição, instale-o na parte superior do conjunto do freio.
Preparação de substituição. Deslize as almofadas antigas para fora do conjunto do cubo. Com as almofadas antigas colocadas contra o pistão do calibrador, aperte cuidadosamente o pistão em direção ao calibrador. Certifique-se de que a capa do pistão se dobre naturalmente e de volta ao compasso de calibre.
Pastilhas de freio. Com as pastilhas de freio de reposição, deslize-as de volta para as pinças e certifique-se de que o ponto de referência correto seja observado para cada pastilha de freio. Certifique-se de ter a almofada correta para esse conjunto específico, pois essas almofadas são direcionais e podem caber apenas em um caminho específico. Depois que essas almofadas estiverem presas, você pode cortar os fios de amarração das molas helicoidais e encaixar as pinças sobre os rotores. Coloque-o no lugar e aperte os parafusos das pinças.
Como era. A substituição dos rotores de freio e pastilhas de disco está concluída. A etapa final é colocar os pneus para trás e apertar todas as porcas. Lembre-se sempre de que, ao fixar a porca, você precisa seguir o padrão cruzado para ter certeza da estabilidade do pneu. Antes de dirigir ao pôr do sol, você pode ter que pressionar os pedais do freio algumas vezes antes que o sistema de freio se normalize e a pressão correta retorne.
O sistema de freio é parte integrante do seu veículo. Você tem a opção de fazer os reparos de manutenção sozinho para garantir que o sistema funcione corretamente. No entanto, se você não estiver familiarizado com a manutenção do sistema de freio, especificamente a substituição das pastilhas ou rotores de freio, pode ser melhor fazê-lo na concessionária. Esta não é uma boa primeira vez, um projeto "faça você mesmo" para você e seu veículo.