Como verificar se há vazamento de fluido de freio?

Que é um problema mais crítico do que apenas níveis baixos de fluido de freio ou sapatas de freio gastas
Só pode haver um: um vazamento no sistema de freio, que é um problema mais crítico do que apenas níveis baixos de fluido de freio ou sapatas de freio gastas.

Se as pastilhas ou sapatas de freio do seu carro estiverem gastas, você normalmente pode esperar que o nível do fluido de freio caia. Esse cenário é fácil de remediar: basta reabastecer com fluido de freio do seu carro. Suponha que você tenha novas pastilhas de freio e recentemente recarregou o fluido de freio do seu carro. Alguns dias depois, você descobre que o nível do fluido de freio está baixo novamente. Qual poderia ser o culpado mais provável? Só pode haver um: um vazamento no sistema de freio, que é um problema mais crítico do que apenas níveis baixos de fluido de freio ou sapatas de freio gastas. Este artigo descreve várias dicas para verificar se há vazamentos de fluido de freio.

Embora um nível baixo de fluido de freio não seja necessariamente um sinal de vazamento (como no caso de sapatas de freio gastas), a luz vermelha piscante do painel provavelmente seria o primeiro indicador de vazamento. Se você tem certeza de que suas sapatas de freio ainda estão boas, mas continua com pouco fluido de freio, é hora de levantar a bandeira de advertência.

Níveis de fluido de freio imediatamente

A primeira coisa a fazer ao verificar se há vazamentos no sistema de freio é localizar o ponto de vazamento. Você pode fazer isso procurando por manchas molhadas nas rodas ou pneus, bem como na garagem ou na estrada onde seu carro está estacionado. Se você encontrá-los, verifique os níveis de fluido de freio imediatamente. Uma poça embaixo da parte traseira do motor pode freqüentemente sinalizar vazamento dentro ou perto do cilindro mestre.

Às vezes, o vazamento pode não ser na forma de gotas que deixam manchas úmidas ou poças de fluido de freio. O fluido de freio pode espirrar de uma abertura indesejada na mangueira ou linha do freio sempre que você pisa no pedal do freio para diminuir a velocidade do carro. A corrente de ar sob o carro em movimento pode dispersar esse spray. Tal cenário dificultará a detecção de pontos úmidos.

Vazamento na vedação do cilindro mestre

Verifique também os ilhós de borracha usados para montar o reservatório de fluido de freio no cilindro
Verifique também os ilhós de borracha usados para montar o reservatório de fluido de freio no cilindro mestre.

Inspecione o tambor do cilindro da roda. Se o cilindro da roda estiver vazando, as sapatas do freio e o interior do tambor ficarão encharcados com fluido de freio. Para freios manuais, inspecione o carpete dentro da cabine ou a área entre o impulsionador e o cilindro mestre. Se você notar umidade lá, a suspeita mais provável é um vazamento na vedação do cilindro mestre.

Você também deve verificar se há bolhas na pintura do impulsionador, pois são sinais indicadores de vazamento de fluido de freio. O fluido de freio é corrosivo e causa bolhas na pintura. Verifique também as linhas de freio conectadas ao cilindro mestre. O fluido de freio também pode vazar nas conexões roscadas dessas linhas.

Verifique também os ilhós de borracha usados para montar o reservatório de fluido de freio no cilindro mestre. Embora esses anéis isolantes de borracha possam resistir a fortes sacudidelas e movimentos, eles podem falhar em algum ponto. O vazamento pode ocorrer nos ilhós de borracha.

Estas são apenas algumas das várias maneiras de verificar se há vazamento de fluido de freio. Se você suspeitar de um vazamento e não conseguir localizá-lo usando qualquer um desses meios, deve procurar a ajuda de um mecânico automotivo. Você prefere ficar sem gasolina do que sem fluido de freio devido a vazamentos.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail