Como verificar se há vazamento de fluido de transmissão?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
O fluido de transmissão desempenha duas funções importantes - lubrifica os componentes mecânicos dentro da transmissão, fazendo com que o motor funcione suavemente, e atua como um refrigerante, especialmente em carros com transmissão automática. Ter fluido de transmissão adequado em seu carro ajudará a minimizar o desgaste dos componentes da transmissão. Este artigo o ajudará a verificar se há vazamento de fluido de transmissão em seu veículo.
Manchas de óleo na garagem ou área de estacionamento geralmente indicam um vazamento. Como o sistema de transmissão está localizado no centro dianteiro do veículo, você pode verificar se há manchas de óleo se formando no solo, embaixo do centro dianteiro do carro. Usando os dedos, verifique a cor do óleo. Você também pode colocar algumas gotas do líquido em uma folha de papel branca. Se for vermelho ou marrom, é mais provável que seja fluido de transmissão. Remendos de óleo são os sinais mais óbvios de vazamento do fluido de transmissão.
O superaquecimento é outro sinal de possível vazamento do fluido de transmissão. O fornecimento inadequado de fluido de transmissão pode resultar em resfriamento inadequado das peças da transmissão, removendo assim a lubrificação necessária para reduzir o atrito. Portanto, se o seu veículo superaquecer, considere o vazamento do fluido de transmissão como um dos possíveis culpados.
Reservatório de fluido de transmissão
Abra o capô do seu carro. Usando a vareta de medição da transmissão, verifique o nível do fluido da transmissão. Certifique-se de usar a vareta medidora da transmissão, pois existem outras varetas (por exemplo, vareta medidora do óleo do motor). Reabasteça o reservatório do fluido da transmissão se o nível do fluido estiver baixo. Em seguida, dirija por alguns minutos e verifique o nível de fluido novamente. Se o nível de fluido cair, seu veículo tem um vazamento. Os carros não consomem fluido de transmissão. Então, se você encontrar seu carro com pouco fluido de transmissão, você deve começar a suspeitar de um vazamento.
Se você estiver pronto para sujar as mãos, tente entrar embaixo do carro para inspecionar o lacre da transmissão. A vedação da transmissão mantém as peças da transmissão juntas e, se a vedação quebrar ou rachar, o fluido da transmissão vazará. Carros com quilometragem de mais de 75.000 milhas têm maior probabilidade de formar rachaduras na vedação da transmissão.
Enquanto você estiver lá, verifique o bujão de drenagem da transmissão. Parece um grande parafuso parafusado na bandeja do fluido da transmissão. O bujão de drenagem pode ser uma fonte de vazamento de fluido, especialmente se não estiver bem aparafusado. Você também pode verificar os pontos em que outras partes se conectam à transmissão. Os pontos de conexão às vezes podem ser fontes de vazamento, especialmente em torno de vedações desgastadas ou peças rachadas. A junta da panela, as linhas do resfriador de transmissão conectadas ao radiador e as vedações do eixo de saída são as áreas mais comuns onde o fluido pode vazar. Portanto, você pode querer inspecioná-los também.
A perda severa de fluido de transmissão devido ao vazamento pode levar à deterioração mais rápida e precoce do sistema de transmissão do seu carro. Você pode prevenir tal deterioração e manter seu veículo funcionando sem problemas, sabendo como verificar se há vazamentos para que possam ser consertados imediatamente. Como diz o velho provérbio, um grama de prevenção vale um quilo de cura.