Freios defeituosos da motocicleta podem ser caros e perigosos. Se você acabou de comprar ou está planejando comprar uma motocicleta nova, uma das primeiras coisas a verificar é o estado dos freios da motocicleta. Saber como controlar os freios da motocicleta pode ajudá-lo a evitar acidentes e reparos desnecessários decorrentes de danos subsequentes. Este artigo descreve algumas das coisas que você deve observar ao verificar os freios de motocicletas.
Verifique o freio traseiro. Usando sua mão ou pé, pressione o pedal do freio traseiro para baixo. Deve ser duro (mas não muito duro) e não mole, macio ou esponjoso. Inspecione visualmente as pastilhas de freio. Você pode iluminar as almofadas com uma lanterna para examiná-las com mais clareza. As almofadas internas e externas devem ser grossas o suficiente, caso contrário, a pegada não será tão forte. As pastilhas de freio empurram os rotores do freio quando você engata o freio; o contato resulta em atrito que faz com que o rotor desacelere e, eventualmente, pare de girar. Se as pastilhas de freio forem finas e gastas, haverá a possibilidade de contato de metal com metal, resultando em um tempo de parada mais longo ou, pior, em danos aos rotores.
Discos de metal fortes anexados
Enquanto você está nisso, examine os rotores do freio também. Os rotores são fortes discos de metal presos à roda. Eles entram em contato com as pastilhas de freio quando o freio é acionado e nunca devem ser soltos ou danificados. Verifique se há arranhões, solavancos, sujeira acumulada ou detritos na superfície do rotor. A superfície deve estar limpa e lisa. Superfícies ásperas do rotor podem desgastar as pastilhas de freio mais rapidamente.
Procure por sinais de mau funcionamento ou danos nas pinças do freio. As pinças de freio empurram as pastilhas de freio de modo que elas pressionem os rotores quando o freio for acionado. As pinças devem estar intactas.
Verifique o freio dianteiro da mesma maneira descrita para verificar o freio traseiro. O freio dianteiro é controlado pela alavanca do freio dianteiro. Se você apertar a alavanca, ela deve ficar dura (novamente, não muito forte) e não mole, mole ou esponjosa. Verifique as pastilhas do freio dianteiro da mesma maneira que verificou as pastilhas do freio traseiro.
Certifique-se de que a motocicleta tenha fluido de freio suficiente. Verifique o nível do fluido de freio e se o veículo tem o tipo de fluido de freio correto especificado pelo fabricante. Fique atento a vazamentos de fluido de freio também. Um vazamento no fluido de freio definitivamente indica algum problema no sistema de freio. Isso pode indicar danos nos tubos ou outras peças do sistema de freio. Provavelmente, pode sinalizar algumas conexões soltas nos tubos por onde o fluido circula.
O sistema de freios da motocicleta deve estar em perfeitas condições para que ela funcione sem problemas. Mesmo a menor anomalia em qualquer uma das peças do sistema de freio pode fazer com que toda a motocicleta funcione incorretamente. Portanto, você deve saber o que verificar ao examinar o sistema de freios da motocicleta, para que possa consertar imediatamente o problema antes que ele cause danos.