Como verificar a mangueira do radiador e do refrigerante?
Lorena Patrícia de Pires
• 3 min de leitura
O sistema de refrigeração do seu carro é um componente importante do motor. Ele mantém o motor resfriado e dentro das temperaturas normais de operação. Certificar-se de que o sistema de refrigeração do seu carro está funcionando corretamente é, portanto, uma parte da boa manutenção do carro.
Uma das coisas que você pode fazer para verificar a integridade do seu sistema de arrefecimento é verificar regularmente as mangueiras do líquido de arrefecimento e do radiador. Vazamentos no refrigerante e na mangueira do radiador podem não ser uma preocupação urgente, mas se houver um vazamento ou bloqueio, a condição pode piorar com o tempo e levar a complicações.
Você deve monitorar regularmente a temperatura operacional do seu carro enquanto dirige. Dependendo da marca e do modelo do seu veículo, geralmente deve estar entre 195 e 210 graus Fahrenheit. Se ficar mais alto do que o normal, é um sinal de que há algo errado com o motor ou com o sistema de arrefecimento.
Passos simples
Verificar o radiador e a mangueira do líquido refrigerante é fácil. Siga estas etapas simples pelo menos uma vez por semana ao limpar e inspecionar seu carro.
Encontre as duas mangueiras do radiador. O que está no topo traz o refrigerante quente do bloco do motor para o radiador. O inferior traz de volta o refrigerante resfriado do radiador para o bloco do motor.
Inspecione visualmente as mangueiras quanto a sinais de rachaduras ou descamação. Verifique também se os grampos estão enferrujados ou moles.
Verifique se há furos ou apodrecimento nas mangueiras.
Aperte as mangueiras. Eles devem ser um pouco flexíveis e esponjosos, mas ainda firmes. Não deve ser muito difícil. Deve saltar para trás quando pressionado. Se a mangueira não saltar, isso significa que está em mau estado.
Verifique a área presa ao radiador. Eles devem ser presos com firmeza e não devem girar.
Se você decidir, ao verificar, que as mangueiras precisam ser substituídas, observe as especificações da mangueira e adquira um OEM ou um acessório de reposição de seu revendedor local de peças de automóveis. Você precisará drenar todo o líquido de arrefecimento, desparafusando a tampa na parte inferior do radiador. Isso deve ser descartado com segurança, pois o líquido refrigerante é um perigo para o meio ambiente e os animais.
Ambientes extremamente frios
Substitua as duas mangueiras e reabasteça o radiador com a mistura adequada de líquido de arrefecimento e água destilada. Durante o inverno, ou se você mora em ambientes extremamente frios, em vez disso, encha o radiador e o reservatório com anticongelante.
Ao trabalhar em seu motor, certifique-se de deixá-lo esfriar por pelo menos duas horas se tiver estado na estrada recentemente. Normalmente, é melhor verificar as mangueiras do radiador enquanto o motor está frio, como pela manhã, antes de dar partida no motor. Use luvas para proteção adicional. O líquido refrigerante pode irritar a pele, portanto, evite o contato direto.
Crie o hábito de inspecionar as correias e mangueiras do motor regularmente. Isso garante uma viagem mais segura e uma vida útil mais longa para o seu carro. Além das verificações regulares, essas mangueiras e cintos também devem ser substituídos a cada certo intervalo, conforme definido no manual de serviço do seu carro.