Primeiro, deixe-me explicar que muitas pessoas pensam erroneamente que o alternador é necessário para ligar um carro. Não é. Na verdade, você pode desconectar toda a fiação elétrica do alternador e ainda assim ligar o carro. No entanto, uma vez que o carro está funcionando, o alternador é necessário para manter a bateria fornecendo energia elétrica para o carro.
A seguir, deixe-me dizer que a melhor maneira de verificar o alternador do seu carro é removê-lo e levá-lo ao revendedor de peças local para que ele verifique com o testador. Eles verificarão seu alternador ou partida gratuitamente. Mas, para quem mora na zona rural, principalmente para quem mora a vários quilômetros do revendedor de peças mais próximo, isso pode não ser viável, por um motivo ou outro. Para essas pessoas, aqui estão algumas maneiras de verificar o alternador enquanto ele ainda está no carro:
Teste de medidor elétrico
Teste de medidor elétrico
Se você tiver um medidor elétrico doméstico, poderá descobrir se o alternador está funcionando verificando a bateria enquanto o motor está funcionando. Simplesmente ligue o carro, coloque o testador sem a bateria, mas perto o suficiente para você ver a face do medidor. Gire a chave para DC. Usando pinças de crocodilo, conecte o cabo positivo ao pólo positivo da bateria e o cabo negativo ao pólo negativo. Agora verifique quantos volts estão sendo produzidos pela bateria. Deve ser de pelo menos 12 volts. Caso contrário, substitua o alternador. Se estiver, ligue o aquecedor, o rádio, as luzes e os limpadores de pára-brisa. Se a tensão que está sendo descarregada ainda for de 12 volts, o alternador está bom. Caso contrário, substitua o alternador. A bateria só pode descarregar a quantidade de volts que o alternador colocar nela.
A maneira antiga
Medidor elétrico
Para aqueles que não possuem um medidor elétrico, existe outra maneira confiável de verificar o alternador. Na época em que nossos carros tinham um alternador, ou gerador, e um regulador de voltagem, descobrimos uma maneira de descobrir se era nosso alternador ou regulador de voltagem que estava ruim. Foi assim:
Primeiro, ligue o carro. Se morreu, foi o alternador que estava ruim. Se continuasse funcionando, acendíamos o interruptor da luz. Se morreu então, foi o regulador de tensão que estava ruim. Hoje, você ainda pode usar esse método, mas o regulador de tensão agora está integrado ao alternador. Portanto, se o motor não funcionar após a partida ou depois de acender as luzes, você tem certeza de que o alternador precisa ser substituído.