Qualquer máquina é tão boa quanto a menor parte. Antes de considerar as rodas do seu carro menos importantes do que a cabine, o estofamento, a parte externa ou o motor, pense nas rodas como os sapatos do seu carro. Sem suas rodas, você não iria a lugar nenhum. É por isso que cada parte de suas rodas deve estar em perfeitas condições. Conforme você dirige, às vezes os pneus sofrem desgaste irregular, devido ao desalinhamento da direção, distribuição incorreta do peso na própria roda e torque desigual nas porcas de roda. Porcas instaladas incorretamente são até mesmo perigosas, pois podem se soltar com o tempo e fazer a roda oscilar.
Verificar as porcas do seu carro envolve basicamente ter certeza de que elas têm a quantidade adequada de torque. Muito pouco, e as porcas de roda se soltarão com o tempo. Excesso de torque, entretanto, pode fazer com que a porca da roda solte o parafuso do rotor de sua banda de rodagem. Também pode causar distorção no rotor do freio.
Verifique as porcas
A melhor hora para verificar as porcas do carro é durante a rotação dos pneus. A cada três meses (ou 6.000 milhas), é uma boa ideia girar os pneus para garantir um desgaste irregular, incluindo o estepe. Quando você estiver girando seus pneus, considere estas dicas ao verificar as porcas de roda:
Ao remover as porcas de roda, use a chave de boca para afrouxar cada porca primeiro, em um padrão estrela ou cruzado. Isso garante uma distribuição equilibrada de peso. Então, quando as porcas estiverem soltas, você pode remover cada uma com a mão.
Inspecione o interior da porca da roda para verificar se há desgaste anormal nos degraus. Verifique também o parafuso de engate. Se você vir degraus desgastados ou desgastados, isso significa que você deve substituir o parafuso. Se o desgaste anormal for no parafuso de roda, você também terá que substituí-lo.
Depois de girar os pneus, instale o aro no parafuso e aperte as porcas da roda apenas até "apertar manualmente". Isso significa que não há mais nenhuma folga, mas você não pode mais apertá-la com os dedos. Lembre-se de fazer isso em um padrão cruzado ou de estrela.
Use uma chave de torque para apertar cada parafuso gradualmente, novamente usando um padrão cruzado. Certifique-se de seguir as especificações de torque no manual do usuário do seu carro. Dependendo da chave de torque que você está usando, você pode girar a chave no sentido horário até atingir o nível adequado no medidor ou até que a chave comece a clicar.
Quando todas as rodas forem devolvidas, você precisará dar uma volta e verificar novamente os valores de torque em cada roda.
Você precisará verificar novamente suas porcas de carga depois de viajar cerca de 50 milhas. Isso é para garantir que eles não se soltem durante o curso normal.
Verificar as porcas de roda é uma medida de segurança básica que você deve fazer regularmente, em conjunto com o seu serviço de manutenção regular, que inclui a verificação ou troca de fluidos, correias e mangueiras do motor. Se você observar qualquer anormalidade ou dano nas porcas, é melhor trocá-las logo no início, para evitar possíveis complicações.