O líquido de arrefecimento do radiador mantém o radiador do seu carro em ótima forma, protegendo-o contra superaquecimento. É uma mistura de ingredientes anticongelantes e água com o ingrediente ativo chamado Etilenoglicol. Como em tudo o que tem a ver com automóveis, é necessária manutenção. De vez em quando, você deve drenar o líquido de arrefecimento do radiador e substituí-lo por uma nova infusão. Se você fizer isso, o sistema de refrigeração do seu carro funcionará da melhor forma.
Drene o refrigerante do radiador
Veja como drenar o refrigerante do radiador:
1. Prepare o que você precisa. Para tornar o processo mais fácil, é aconselhável ter tudo o que você precisa antes de começar:
Par de luvas de látex.
Chave de fenda ou chave inglesa.
Rags.
Radiator Flush.
Refrigerante.
Funil.
Tampa do radiador.
Panela de drenagem.
2. Coloque seu carro em uma rampa elevada. Se você não tiver um, pode usar um levantador para fazer o trabalho. Isso geralmente está escondido no compartimento do seu carro na parte de trás. Posicionar o carro em uma posição elevada tornará o processo de drenagem mais fácil. Lembre-se de que, apesar de seu carro estar em uma posição elevada, ele ainda deve estar em uma posição nivelada ou plana. 3. Certifique-se de que o motor esfriou o suficiente. Não quente ao toque, mas muito, muito legal. Esta é uma medida de segurança para evitar que sua pele seja queimada ou escaldada. O conteúdo pressurizado do radiador provavelmente vai disparar para o ar se você insistir em abrir a tampa enquanto o motor ainda está quente. Portanto, não é uma boa ideia. 4. Procure o plugue do radiador. Agora é a hora de usar luvas de látex porque você está pronto para começar o processo de drenagem. Sinta o plugue do radiador embaixo do seu carro. 5. Pegue na bandeja de drenagem. Coloque-o diretamente embaixo do plugue do radiador.
6. Puxe o bujão do radiador para soltá-lo. Você verá então que o refrigerante está drenando para a panela. Depois que o refrigerante for coletado na panela, não o descarte como faria com água suja. O anticongelante é prejudicial ao meio ambiente. Cumpra as leis ambientais e recolha os resíduos líquidos em uma garrafa lacrada e entregue-o ao local de gestão de resíduos adequado. Lembre-se de que o anticongelante é prejudicial à pele, portanto, certifique-se de que nenhum resíduo líquido toque sua pele. 7. Observe a consistência dos resíduos líquidos. Se você vir flocos de metal e outros detritos minúsculos, esta é uma indicação clara de que seu sistema de resfriamento pode precisar da mão de um profissional. 8. Continue a remover a tampa do radiador. Isso permite que o ar circule livremente nos tubos do radiador e ajuda a acelerar o processo de drenagem. 9. Verifique se a tampa do radiador precisa ser substituída. Parte do motivo pelo qual o radiador precisa ser drenado é que os sedimentos e a sujeira que saem da tampa se misturam diretamente com o anticongelante e a água do radiador. Se a tampa do radiador mostrar claramente desgaste, desgaste e podridão seca, substitua-a por uma nova, imediatamente. 10. Aperte o bujão do radiador. Após o processo de drenagem inicial, aperte o tampão do radiador e, em seguida, encha o radiador com água para soltar o anticongelante remanescente nos tubos do radiador. 11. Substitua a tampa do radiador. Assim que terminar de encher o radiador com água, recoloque a tampa do radiador. 12. Ligue o motor. Isso permite que o anticongelante restante seja sacudido do radiador. Deixe o motor funcionar por cinco minutos. 13. Desligue o motor do carro e deixe esfriar. 14. Repita o processo de lavagem até que a água saia limpa. Use o agente de limpeza desta vez para garantir que o radiador esteja realmente limpo. Você saberá que acabou quando a água correr límpida. 15. Despeje o novo refrigerante. Você pode ter feito isso várias vezes, mas sempre vale a pena ler as instruções do produto refrigerante antes de prosseguir. A regra prática é 50/50, o que significa 50% de água destilada e 50% de refrigerante. 16. Aperte a tampa do radiador.