Assim como um médico examina várias partes para fazer um diagnóstico no corpo humano, um mecânico pode observar o desgaste dos pneus para fazer uma avaliação da condição do veículo.
Os pneus devem ter um desgaste uniforme. Isso significa que os pneus devem ter um desgaste consistente do piso. Se você notar marcas em uma parte específica da banda de rodagem, pode haver um problema com o alinhamento do veículo. Você também pode estar dirigindo com a pressão de ar inadequada dos pneus.
Interprete o desgaste do pneu
Aqui está um guia rápido para ajudá-lo a discernir e interpretar o desgaste dos pneus.
Faça uma inspeção visual. A maneira mais fácil de verificar seus pneus é olhando para eles. Faça isso ao ar livre, onde você tenha boa iluminação, para que possa ver se há marcas ou áreas desgastadas em seus pneus. Os pneus devem ter igualdade de desgaste e lágrima.
Use um medidor de profundidade do piso. Esta pequena ferramenta útil permite verificar a uniformidade do desgaste dos pneus. Coloque o medidor entre os degraus e percorra todo o comprimento do pneu. Você deve ter resultados uniformes em cada intervalo. Se você não tiver um medidor de profundidade do piso, pode usar um centavo. Coloque a moeda de cabeça para baixo de forma que a cabeça de Lincoln fique voltada para você. Se você vir a cabeça dele mesmo se colocar a moeda entre os degraus, você tem desgaste excessivo do piso.
Sobre a inflação. Dirigir com muito ar nos pneus resultará em desgaste excessivo da parte central da banda de rodagem.
Abaixo da inflação. Se você não tem ar suficiente em seus pneus, muita superfície do pneu entra em contato com a estrada. Você notará que a banda de rodagem externa do pneu está desgastada em comparação com a banda de rodagem central ou interna.
Alinhamento incorreto. Há um problema com o alinhamento do seu veículo se o desgaste dos pneus for do lado interno ou externo dos pneus. Se houver muito desgaste da banda de rodagem nas laterais do pneu, isso significa que há muito peso sobre os pneus. Se o desgaste for interno, você tem um alinhamento de curvatura negativo demais. Se o desgaste for do lado de fora ou do ombro do pneu, você tem um alinhamento de curvatura positivo demais. Verifique o alinhamento do veículo. Também pode ser necessário verificar a suspensão, a bucha do braço ou as articulações esféricas do veículo. Se você notar o embaçamento do pneu, será necessário verificar a configuração da convergência. Você saberá que é embaçado se sentir marcas finas no pneu. Será liso de um lado, mas pontudo do outro.
Problema de suspensão. Se você notar desgaste em forma de vieira na banda de rodagem de seus pneus, este é um forte indicador de que a suspensão do seu carro precisa ser verificada. Essas formas marcadas com vieiras também são chamadas de ventosas.
Tamanho impróprio do pneu. Se você usar pneus radiais e perceber que as estrias dos pneus se desgastam a cada segunda estria, pode estar usando pneus grandes demais para o veículo. Isso é chamado de desgaste da segunda costela.
Se você suspeitar que há algum problema com o desgaste dos pneus, leve o veículo imediatamente ao mecânico ou à oficina. Ele poderá dar-lhe um diagnóstico preciso sobre o estado do seu veículo. Certifique-se de girar seus pneus regularmente. Troque seus pneus se notar algum desgaste excessivo nas bandas de rodagem. Caso contrário, uma aposta segura é trocar os pneus a cada 50000 milhas ou mais. Verifique com o fabricante para ter certeza. Certifique-se de comprar o tipo e o tamanho corretos para o seu veículo.
Os pneus são um importante recurso de segurança do veículo, portanto, preste atenção ao seu uso.