Como evitar que seus limpadores de pára-brisa congelem?
Lorena Patrícia de Pires
• 3 min de leitura
O pára-brisa de um carro pode não fazer parte do motor ou do sistema de direção que funciona muito. Mas esta grande folha de vidro transparente é certamente uma das partes mais importantes, embora mais simples, de um veículo. Porém, ele não mantém o seu caminho livre por si só. Ele precisa da ajuda dos limpadores de pára-brisa. Sem os limpadores funcionando corretamente, é impossível garantir a segurança ao dirigir em uma chuva forte ou neve. É por isso que é altamente necessário manter os limpadores em seu desempenho ideal. Além do envelhecimento, outro inimigo dos limpadores de pára-brisa é o mau tempo - como um inverno ruim.
O inverno pode congelar os limpadores de para-brisa, tornando-os ineficientes para sua tarefa principal: manter o para-brisa limpo. Você não pode impedir a mudança da estação ou a neve de cair do céu. Mas, pelo menos, você pode fazer algo para evitar que os limpadores de pára-brisa congelem. Siga as dicas abaixo:
Substitua as lâminas do limpador. Existem os chamados limpadores de inverno, que são projetados especificamente para resistir a temperaturas extremamente baixas. Tenha-os à mão para o inverno. Certifique-se de usá-los em vez das lâminas do limpador normais. O uso de lâminas de inverno reduz a chance de ter limpadores congelados.
Use fluido limpador de inverno. O fluido de limpador é pulverizado sempre que você pressiona o botão do reservatório de fluido de limpador. Os fluidos de limpador comuns não podem resistir à temperatura fria. Geralmente, estão em um fluido azul. Você deve obter o fluido laranja ou vermelho durante o tempo frio. Verifique a etiqueta do fluido de limpeza para verificar se é realmente para o inverno. Use-o em vez do fluido normal para reduzir a incidência de limpadores congelados.
Dirija devagar. Os limpadores de pára-brisa congelam facilmente se você dirigir muito rápido. Uma direção mais lenta significa velocidade do ar mais lenta e isso pode levar a uma temperatura mais baixa. Experimente e você verá como dirigir devagar pode evitar que os limpadores congelem. Será uma viagem mais segura na estrada também.
Levante os limpadores de pára-brisa do pára-brisa. Isso evita que os limpadores fiquem presos no para-brisa devido ao acúmulo de gelo. Faça isso sempre que o veículo não estiver em uso. Mas antes de colocar os limpadores novamente no para-brisa, limpe o gelo da placa de vidro.
Use descongelante em spray. Encontre este tipo de produto em lojas de automóveis. Basta borrifar a lata no gelo acumulado e vê-lo derreter. A maioria dos proprietários de automóveis só usa isso quando há muito gelo no para-brisa.
Verifique sob o capô. Às vezes, o verdadeiro problema não são os limpadores antigos ou o fluido de inverno que você está usando. Há casos em que o proprietário de um veículo fez quase todas as dicas acima, mas ainda sem sucesso. Reveja o que seu veículo fez em alguns meses. Talvez tenha sido consertado ou talvez você abra o capô para verificar o sistema. Verifique se o reservatório está conectado corretamente à mangueira e à bomba. Talvez você ou o técnico tenham se esquecido de reconectar tudo.
Não apenas seus limpadores de pára-brisa devem ser mantidos de congelamento. Existem outras peças importantes no carro que estão sujeitas a congelamento durante os meses frios. Certifique-se de que conhece a manutenção especial do seu veículo, independentemente das condições meteorológicas ou da estação. Faz parte das suas responsabilidades como proprietário de um veículo.