Ao pensar em investir em um veículo diferente ou vender um veículo que você possui atualmente, é bom saber tudo sobre um carro para avaliar adequadamente seu valor de venda geral. Isso inclui se a pintura do veículo é original ou mais recente. Pode parecer que é impossível dizer a diferença em alguns casos feitos profissionalmente, mas podemos ensinar algumas coisas sobre como identificar a diferença.
Em primeiro lugar, a maneira mais óbvia de identificar se um veículo tem pintura original ou nova seria verificar o código de pintura real colocado no carro durante o processo de fabricação. Um código de pintura é uma peça de identificação que identifica o tipo de tinta padrão com o qual o carro foi originalmente configurado. Você pode encontrar esse código localizado no congestionamento da porta do lado do motorista. Este será um adesivo. Mas se o veículo for um modelo mais antigo, é possível que o adesivo tenha sido removido ou o veículo nunca teve um.
Além disso, você deve entender que um adesivo às vezes também pode ser enganoso, um carro com pintura original ainda pode ter sido em algum momento repintado com um tom semelhante para o mesmo tom de tinta para melhorar a aparência do veículo. Uma forma de identificar isso seria olhar para o estado do veículo, o veículo está velho e surrado, mas a pintura está brilhando como se o carro pudesse ser novo? Em caso afirmativo, você provavelmente tem uma nova tinta.
A próxima maneira de esclarecer se o seu carro tem tinta original ou nova seria por meio de uma verificação completa do carro em busca de sinais de erro e excesso de spray por ter a tinta refeita. A melhor maneira de verificar seria procurando todos os lugares difíceis para evitar sujar a tinta a mais ou a quantidade insuficiente de tinta.
Um sinal comum de um carro pintado de novo é que as guarnições das janelas podem ter um pouco de borrifo na borracha ou nas janelas.
Dentro do compartimento do motor do veículo, pode haver várias cores, tons diferentes ou pinturas bagunçadas.
A última forma de identificar se um carro teve pintura nova ou não é ver se algo foi registrado no histórico dos veículos. Por exemplo, existem muitos revendedores de automóveis que registram tudo o que foi feito com um veículo; seu veículo pode ser um desses veículos.
Por último, quando alguém vende um carro, normalmente se tiver fornecido as informações do veículo e apenas se esqueceu de avisar, verifique o visor do carro ou o porta-luvas. Os dados podem estar bem ali.
Se algum dos sinais acima for verdadeiro para o seu veículo na identificação de uma nova pintura e não para a pintura original, é mais do que provável que seu carro tenha uma pintura não original. Se nenhuma das opções acima foi identificada e a cor da sua pintura corresponde à condição do seu carro e ao código de pintura do batente da porta, é provável que você tenha a pintura original.