As pessoas investem grandes quantias de dinheiro em carros, desde lavagens de carros até a compra de pneus novos, e a manutenção e ajustes regulares evitarão que os carros quebrem. No entanto, os proprietários podem ter esquecido a verificação dos fluidos de seus carros. Verificar todos os níveis de fluido é importante e fornecerá a garantia de um veículo funcional e sem problemas - e leva apenas alguns minutos. Economizará tempo, milhas, despesas e, claro, evitará acidentes que possam ocorrer.
A manutenção adequada pode não exigir muito trabalho; às vezes envolverá uma mera troca de óleo. A manutenção regular deve ser realizada a cada 3000 milhas. Também é importante verificar os sistemas do seu veículo antes de sair de férias.
A seguir estão alguns sistemas que precisam ser verificados:
Óleo de motor. Todos os motores de combustão interna funcionam nesta, a "força vital" do seu carro. Ter seus níveis de óleo e filtro mudados regularmente a cada três meses ou 3000 milhas (o que ocorrer primeiro) reduz os problemas relacionados ao óleo. Se não for mantido, ele causará danos maiores do que qualquer outro fluido, incluindo gás e água. Mudanças mais frequentes são necessárias durante condições meteorológicas extremas ou para condições extremas de direção, como tráfego pára-arranca.
Reservatório de refrigerante do motor. Normalmente, ele está localizado em torno de uma das bordas do motor. Dirigir por um tempo faz com que o líquido de arrefecimento do motor aqueça, expanda e fique pressurizado. Não remova a tampa quando o sistema estiver quente, ou ela borrifará líquido de arrefecimento do motor quente. O fluido verde contém etilenoglicol, um produto químico que estende o ponto de congelamento e ebulição da água. Uma mistura de 50-50 de refrigerante e água é recomendada no mínimo.
Líquido de lavagem do pára-brisa. Às vezes, é importante usar um tipo específico de solvente de lavagem para a época do ano e a região em que você mora. Isso ajudará a combater as condições de direção perigosas. Uma versão de inverno de um solvente de lavagem é útil quando fica frio, especialmente nos estados do norte (de novembro ao início de março é prático). Os fluidos amarelos são avaliados em -34 graus. A outra versão é a versão de verão. O fluido de cor azul mais barato é classificado para 5 graus. Usar este fluido durante o tempo frio resultará em solvente congelado e talvez rachar o reservatório do fluido; pode até empurrar a bomba de solvente para fora, então use o fluido apropriado.
Fluido de freio. Ele está localizado no reservatório no topo do cilindro mestre e geralmente está localizado diretamente atrás do volante. Remova a tampa e observe o nível do fluido dentro do carro. Use um dedo e pegue uma pequena amostra. Um fluido "DOT 3" é uma cor âmbar agradável e límpida. A luz de freio vermelha acende quando os fluidos estão baixos. Cada veículo leva um tipo específico de fluido, variando de DOT 3 a DOT 6 (DOT 6 é militar exclusivo e não pode ser comprado por civis). Tipos de veículos civis usam DOT 3 a DOT 5, o tipo de fluido de que seu veículo precisa está escrito na tampa do reservatório ou no próprio cilindro mestre. Não misture os fluidos, sendo que eles possuem padrões hidráulicos diferentes.
Fluido da bateria. Uma bateria de baixa manutenção pode ser reparada e é diferente de uma bateria "sem manutenção"; é selado e não contém tampas. Também é importante lembrar de mantê-lo longe de faíscas e chamas; uma bateria produz gases de hidrogênio, que são muito inflamáveis. O ácido da bateria é altamente cáustico para a epiderme e os olhos. Também queimará as roupas que você está vestindo. Use óculos de proteção e luvas ao lidar com as baterias. Encha as células da bateria com água destilada; faltam contaminantes e oligoelementos que podem causar acúmulo corrosivo ao redor dos terminais.
Fluido de direção hidráulica. O fluido da direção hidráulica, em um reservatório com uma tampa vermelha que diz "fluido da direção hidráulica", está localizado dentro do compartimento do motor. Verifique a cor do fluido e veja se está transparente. Se o fluido for marrom escuro ou preto, troque-o. O solvente vem em um recipiente que se parece com um recipiente de óleo de motor e deveria dizer Fluido da Direção Hidráulica; alguns produtos recondicionam selos. Olhe para a lateral do reservatório e despeje o fluido entre a marcação de "nível superior" e a marcação de "nível inferior".
Fluido de transmissão. Em uma transmissão padrão, verifique com o motor desligado. Entre embaixo do carro e remova o plugue usando uma chave inglesa. Se você sentir os fluidos com a ponta dos dedos, os fluidos estão bem. Além disso, observe a cor do fluido e consulte o manual do proprietário para procedimentos e intervalos de manutenção. Muitos veículos possuem um sistema de embreagem hidráulica, então você pode precisar usar fluido de freio para manter as peças lubrificadas.
Os fluidos da transmissão automática são verificados com o motor ligado. As varetas de nível estão localizadas atrás da vareta de nível de óleo. Tenha cuidado para não usar roupas largas penduradas no pescoço, pois é possível ficar preso na correia do ventilador em funcionamento porque o motor está funcionando. Ter baixo nível de fluido com transmissões automáticas é muito improvável, já que é um sistema selado e requer pouca manutenção. Se estiver com pouco fluido, há um vazamento no sistema (ver uma mancha oleosa de fluido marrom-avermelhado no chão denuncia isso). Consulte um mecânico.