A sério! O equilíbrio é tudo. Quando se trata de cuidados com os pneus, você deve ter um equilíbrio adequado entre mantê-los limpos, girá-los, manter o ar dentro deles e ser um motorista inteligente. Consulte este 'Como fazer' para descobrir como fazer a manutenção adequada dos pneus.
Passo 1
Ok, nesta primeira etapa vamos falar sobre ar, sujeira e piso.
Ar
Você já dirigiu com pneus que não estavam completamente cheios? Eu conheço muitos motoristas que fazem isso regularmente. Quando eu os questiono sobre isso, a maioria responde: "E daí?"
Manter os pneus com a quantidade adequada de ar pode fazer uma grande diferença na duração dos pneus. Além disso, você sabia que pneus furados podem fazer com que seu veículo gaste mais gasolina? Ou que pneus com pouco ar também podem causar problemas de suspensão? E quanto ao fato de que pneus com pouco ar correm o risco de "estourar" enquanto você dirige?
Para aqueles que não sabem ou nunca experimentaram, um Blow Out é quando o pneu explode. Acontece com mais frequência quando você menos espera e geralmente em velocidades mais altas. É uma situação muito volátil e não na qual você realmente deseja se encontrar.
Sujeira
A sujeira é outra coisa que você precisa observar quando se trata do cuidado adequado dos pneus. A área onde seus pneus de borracha e seus aros se encontram está especialmente sujeita a rasgos, buracos e desgaste extra quando a sujeira entra nessa área. É importante manter essa área limpa e livre de sujeira, lama, poeira e qualquer outra coisa.
Você também pode notar às vezes que há alguma poeira preta ou cinza se acumulando em seus aros e pneus; isso geralmente significa que você está abusando de seus freios e que as partículas deles estão saindo e o resultado final é o acúmulo de poeira de freio nos aros e pneus. Certifique-se de usar um pouco de limpador de freio para limpar as rodas depois de trocar as pastilhas de freio.
Piso
O piso é a parte do pneu em que você dirige. É a parte que se destina a ajudar os pneus a agarrar a estrada e a deslocar o veículo. Ter um piso baixo pode afetar o seu veículo de várias maneiras. Isso pode fazer com que seu veículo consuma mais gasolina, resultando em menos milhas por galão. Isso pode causar o desgaste da suspensão mais cedo. E pode ser perigoso.
Você já tentou dirigir na chuva com pneus de banda de rodagem baixa? É quase como andar de carro em uma pista de patinação. Você tem pouco ou nenhum controle. Mesmo quando você pensa que tem controle, as estatísticas estão contra você. As chances de você atingir uma piscina de água aumentam quando chove ainda mais forte e, quando você atinge a piscina, está tudo acabado.
O mesmo vale para o gelo e outras coisas que podem tornar o caminho mais escorregadio. Gelo, granizo, granizo, neve, óleo - qualquer coisa. Se você não tem mais de 45% de banda de rodagem em seus pneus, você está em risco.
Passo 2
Vamos falar sobre como ajudar a manter seus pneus adequadamente.
Ok, então sabemos que manter seus pneus limpos e sem sujeira ajuda. Também sabemos que ter certeza de que você tem a quantidade adequada de ar em seus pneus ajuda, e sabemos que ter certeza de que não tem menos de 45% de banda de rodagem ajuda.
Você sabe o que mais ajuda? Girando seus pneus.
Qual é a rotação do pneu, você pergunta? É quando você pega seus pneus e os gira a partir da posição em que estão no carro. Você pode fazer isso de várias maneiras. Você pode pegar os dois pneus dianteiros e colocá-los no eixo traseiro e tirar os pneus que estavam atrás e colocá-los no eixo dianteiro. Ou você pode trocar de lado, pegando os pneus do lado do motorista e trocando-os com os pneus do lado do passageiro. Seja qual for a maneira que você decidir fazer, é bom fazer isso a cada 3 ou 4000 milhas mais ou menos.
A razão de você girar seus pneus é porque um pneu que fica na mesma parte do seu carro pode desenvolver uma ranhura ou hábito. Trocá-los de vez em quando ajuda a manter o desgaste uniforme do piso. Não só isso, mas também pode ajudar a prolongar a vida útil dos freios.
Etapa 3
Ser um motorista inteligente.
É incrível pensar que a maneira como você dirige seu veículo pode ter um grande impacto na manutenção de seus pneus.
Há muitos motoristas por aí que gostam de correr pela cidade, pisando no pedal do acelerador e usando os freios apenas a segundos de distância de uma parada. Dirigir com esses hábitos é perigoso por muitos motivos, mas para os objetivos deste artigo, vamos falar sobre como eles podem impedir que seus pneus durem tanto quanto poderiam.
Queimar borracha ou ser um pé de chumbo pode rasgar a borracha dos pneus e causar rupturas e rasgos no revestimento dos pneus. O mesmo pode acontecer com a frenagem sem motivo ou frenagem repentina. Seus pneus não foram feitos para esse tipo de abuso e não durarão tanto se você os tratar assim.
Curvas fechadas também podem prejudicar os pneus. Quando você faz uma curva fechada, geralmente cava os pneus com o peso de um veículo, e eu testemunhei pneus novos rasgando e estourando no meio de uma curva fechada. Esta situação perigosa pode ser ainda mais exagerada ao fazer curvas fechadas em alta velocidade.
Agora que falamos sobre as maneiras de fazer a manutenção adequada de seus pneus, certifique-se de seguir estas etapas para garantir que seus pneus durem e que você não esteja se colocando ou a qualquer outra pessoa em risco por uma situação perigosa.
Há mais do que você na estrada, e você estará protegendo a si mesmo e a todos os outros, certificando-se de que seus pneus estejam limpos, cheios de ar e prontos para usar.
Não só isso, mas você realmente quer gastar mais tempo e dinheiro em pneus todos os anos? Eu não pensei assim...
Seja um motorista inteligente e cuide de seus pneus.
Ferramentas necessárias:
Alguns produtos de limpeza, uma boa escova de pneus
Medidor de ar do pneu
Uma boa atitude
Dicas rápidas:
Verifique o ar em seus pneus com um calibrador de pneus.
Verifique a banda de rodagem de seus pneus com um centavo. Se cobrir a cabeça de Lincoln, você tem 100%.
Se seus pneus estão velhos e gastos, compre novos!