Como fazer ajustes de turno em uma bicicleta de estrada?
Giovana Zambrano
• 3 min de leitura
Sua bicicleta tem marchas bem ajustadas se puder mudar de maneira precisa, suave e silenciosa. O ajuste incorreto resultaria em pedaladas imprecisas, o que pode causar acidentes. É importante que os proprietários de bicicletas saibam como fazer ajustes de marcha em uma bicicleta de estrada. Fazer isso não é necessário todos os dias, mas fazer isso de vez em quando pode salvar vidas e melhorar a experiência de ciclismo. Abaixo estão as etapas sobre como ajustar o sistema de mudança:
Defina a corrente primeiro. Isso significa que as correntes devem estar na posição correta antes de você iniciar o ajuste. Por exemplo, se você definir a marcha baixa do desviador traseiro, a corrente deve ficar ao redor da engrenagem maior. Claro, a marcha de mudança deveria ter feito a sua posição correta primeiro. Caso a corrente não esteja alinhada corretamente, corrija seu alinhamento girando o pedal ou o parafuso apropriado.
Verifique a altura do desviador. Para fazer isso, tente mudar a marcha. O descarrilador não deve bater em nada. Também deve ser paralelo ao anel da corrente. Olhe de frente para verificar se está paralelo aos anéis da corrente. Se o desviador estiver bom, você não precisa fazer nenhum ajuste. Prossiga para a próxima etapa se bater em alguma coisa ou se não for paralelo aos anéis da corrente.
Ajuste os parafusos limitadores. Esses parafusos geralmente são encontrados na parte superior do desviador. Basta girar os parafusos no sentido horário ou anti-horário. Você notará que o câmbio se move para cima e para baixo quando você gira os parafusos.
Verifique a tensão do cabo. A tensão não deve ser muito baixa ou muito forte. Deve ser o suficiente para uma bicicleta segura. Para verificar a tensão, basta pedalar a bicicleta com as mãos. Se sentir que está solto, comece a afrouxar o parafuso. Este é o parafuso que prende o cabo. Em seguida, puxe as pontas do cabo com um alicate até obter a tensão correta. Gire o parafuso para trás para apertá-lo após corrigir a tensão.
Continue os primeiros passos até que todos os ajustes sejam feitos. Depois disso, verifique se o turno está funcionando perfeitamente como você esperava. Se algo parecer errado, considere fazer mais ajustes. Basta seguir as mesmas diretrizes mencionadas acima.
Adicione lubrificação para as peças móveis. Adicione algumas gotas de lubrificação às peças móveis, como o desviador, os anéis da corrente e a corrente. A lubrificação também evita o desgaste prematuro das peças e mantém o seu passeio de bicicleta seguro e suave. Isso também evitará que qualquer ferrugem e sujeira entrem nas peças. Limpe qualquer excesso de lubrificação. Lubrificante demais pode ser muito gorduroso e sujo.
Experimente a bicicleta recém-ajustada imediatamente. Sinta a diferença do que esse simples ajuste pode fazer na suavidade de suas mudanças e na qualidade geral de seu passeio. Caso você não consiga obter o ajuste correto, será melhor consultar um técnico. Às vezes, uma viagem difícil pode significar que algo está errado com o sistema. Não ande de bicicleta até ter certeza de que é seguro para uso.