Você realmente não precisa de um mecânico para trocar um pneu furado, mas se não for muito cuidadoso ao fazer isso, você pode considerá-lo um trabalho complicado. Imagine-se navegando na interestadual, com as janelas abertas e você pode sentir o vento no rosto quando de repente atropela alguma coisa. Em segundos, você ouve o som terrível do ar sibilando de uma de suas rodas. Quando você reconhece o som como sinistro de um conserto de apartamento iminente, você pode não conseguir se conter e cuspir uma ou duas invectivas.
Desperdício de energia
Essa é a atitude que torna a troca do pneu difícil e demorada. Por quê? É porque você desperdiça energia sendo muito emocional com algo que pode ser feito com tanta facilidade. Trate-o como se você estivesse apenas tentando pegar o sabonete que escorregou de sua mão. Fique frio e siga os seguintes passos.
- Os pneus de automóveis, por mais sem ar, ainda podem ser usados para estacionar o carro com segurança na beira da estrada. Encontre uma superfície plana e dura. Obviamente, se um lado do carro ficar saliente na estrada, coloque dispositivos de alerta antecipado na parte traseira e dianteira.
- Puxe os freios de mão ou freios elétricos. Coloque um par de calços para cada roda. Isso é para garantir que seu carro esteja estável mesmo quando você usa o macaco para aumentá-lo alguns centímetros.
- Pegue seu macaco hidráulico ou pneumático e coloque-o na parte inferior do seu carro. O melhor lugar para colocá-lo é no chassi do carro, porque é forte o suficiente para suportar o lado que está sendo levantado.
- Não eleve o carro muito alto com o macaco. Faça isso apenas o suficiente para remover a roda facilmente. Em seguida, pegue a chave inglesa, que seu carro deve sempre ter na caixa de ferramentas, caso você tenha pneus furados.
- Comece a afrouxar as porcas com sua chave inglesa. Se as porcas forem difíceis de afrouxar, use um tubo com no máximo 4 metros de comprimento e insira a alça da chave de roda em uma das extremidades. Isso deve fornecer alavancagem suficiente para facilitar o afrouxamento.
- Remova o pneu quebrado e substitua-o pelo pneu sobressalente. Coloque as porcas de volta e comece a apertar com sua chave inglesa. Depois disso, agora você pode liberar lentamente o macaco e abaixar o carro de volta no lugar.
- Não se esqueça de devolver os gizes, a chave e o macaco de volta à caixa de ferramentas. Caso contrário, você terá problemas na próxima vez que consertar um pneu que está quebrado.
O processo pode ser diferente se você estiver usando uma motocicleta com um ciclocrosstire. No entanto, se fosse o pneu furado de um carro, as etapas acima se aplicariam. A partir de agora, trocar um pneu gasto não é mais uma tarefa difícil para você.