Você pode querer incluir uma viagem por estrada em suas férias. Para você, a diversão provavelmente também está em 'chegar lá'. Um pouco de prudência, é claro, ainda precisa ser praticada para garantir que você chegue ao destino com a maior segurança possível. Afinal de contas, as férias devem aliviá-lo do estresse e uma das coisas que rapidamente farão o oposto é ter o automóvel designado quebrando no meio da estrada e possivelmente envolvendo você em um acidente.
Verifique os fluidos vitais do carro. O fluido de freio, óleo do motor, fluido de transmissão, líquido de arrefecimento, fluido de direção hidráulica e fluido de limpador de pára - brisa são todos importantes. Leia o manual do seu carro para saber a medição apropriada para cada tipo de fluido e os procedimentos adequados para verificá-los e adicioná-los. Você pode identificar cada um por sua cor. O fluido da transmissão e da direção hidráulica geralmente é avermelhado. O óleo do motor é geralmente preto ou marrom. Para fluidos de freio, certifique-se de que a cor seja clara. Caso contrário, você deve substituí-los e limpar o sistema de freio. Alguns modelos de carro também têm recipientes translúcidos para esses vários fluidos, de modo que você pode verificar facilmente seus níveis e condições sem sujar as mãos.
Teste para vazamentos. Coloque um pedaço grande de papelão de cor clara embaixo do carro. Em seguida, ligue o motor do carro e deixe-o em marcha lenta por quinze minutos até que aqueça até a temperatura de funcionamento. Depois de um tempo, verifique se há manchas ou manchas no papelão. Se houver vazamentos, você mesmo pode fazer a manutenção se se sentir competente ou simplesmente levar o carro a um mecânico.
Certifique-se de que as correias e mangueiras estão intactas. Substitua imediatamente quaisquer correias que estejam rasgadas, soltas, cortadas ou com partes faltando. Inspecione cada mangueira e procure perfurações, rachaduras ou protuberâncias. Você também pode apertá-los para ver se ainda estão firmes, mas flexíveis. Quaisquer mangueiras que pareçam macias ou quebradiças também devem ser substituídas.
Verifique o bom estado da bateria do carro. Retire as tampas da bateria e veja se os eletrólitos da bateria estão cheios na quantidade adequada. A maioria das baterias hoje em dia é 'livre de manutenção', o que significa que suas tampas são seladas. Caso o que você tenha ainda tenha tampas removíveis, não acredite na palavra do fabricante; vá em frente e verifique mesmo assim. Certifique-se de que os terminais e cabos estejam limpos e firmemente fixados em suas respectivas conexões. Se estiver coberto de "neve", que é ácido de bateria acumulado, retire os cabos e terminais e limpe-os. Uma mistura de bicarbonato de sódio e água seria útil para contrabalançar o ácido da bateria. Limpe-os com uma escova de limpeza ou algum pano. Se os terminais parecerem estar se desintegrando devido à corrosão, substitua-os. Conecte tudo de volta com segurança após a limpeza. A graxa de lítio incolor é eficaz na proteção das conexões contra corrosão futura. Por último mas não menos importante; inspecione o invólucro da bateria para ver se há furos ou rachaduras.
Verifique os freios. Traga o carro para uma verificação se notar algum dos seguintes: ruídos de esmagamento ou vibrações anormais quando você pisa no pedal do freio ou se o veículo se inclina para um lado. Falhas no freio podem facilmente levar a acidentes rodoviários.
Além de uma verificação antes da viagem, leve alguns desses úteis materiais de emergência: cabos de ligação, sinalizadores, um galão de anticongelante, um galão de água, três quartos de óleo e alguns quartos de fluido de transmissão automática (ATF). Um check-up não garante uma viagem livre de acidentes, mas você se sentirá muito mais à vontade se fizer isso.