Honda é uma empresa automobilística japonesa fundada em setembro de 1948. Desde sua fundação, tem sido uma das principais empresas automotivas, superando até mesmo a Chrysler nas vendas de automóveis. Os primeiros automóveis da Honda se concentraram fortemente na direção urbana e, como tal, nomearam seus carros básicos de Civic e City. No entanto, no início da década de 1990, houve um aumento na demanda por veículos urbanos maiores, como os utilitários esportivos. Por causa dessa demanda, em 1995, a Honda lançou o CRV no Japão e, eventualmente, na Europa.
No entanto, o Honda CRV era bastante diferente dos outros modelos Honda. Embora o Honda CRV tivesse um quadro maior e um chassi mais largo, a área abaixo do motor onde o filtro de óleo é mais difícil de localizar e acessar.
No que diz respeito à manutenção do carro, por causa da situação descrita acima, os leigos inicialmente têm problemas para trocar o óleo do Honda CRV. Os motoristas são pegos sem saber da localização do filtro de óleo e, portanto, não conseguem trocar o óleo rapidamente. Mas você está com sorte, conforme descrito abaixo, estão as etapas sobre como trocar rapidamente o óleo de um Honda CRV.
Prepare suas ferramentas com antecedência. Você precisará de uma chave inglesa de 17 mm, uma chave de cinta, uma pingadeira de óleo, alguns trapos e óleo de motor novo.
Ligue o motor do Honda CRV e deixe-o funcionar por cerca de 10 a 20 minutos para aquecer o óleo do motor até a temperatura de operação do motor.
Eleve a parte dianteira de seu carro dirigindo em rampas de pneus ou em uma pequena inclinação. Certifique-se de definir os freios de emergência e colocar uma tampa sob os pneus. Você também pode elevar o carro usando macacos para carros.
Localize o cárter de óleo na parte traseira do motor e coloque a pingadeira de óleo embaixo dele.
Abra o capô e retire a tampa de enchimento de óleo no meio ou na lateral do motor. Remova também a vareta medidora (ela tem uma alça circular amarela).
Por baixo do motor, afrouxe e remova o bujão de drenagem de óleo usando a chave de 17 mm. Deixe o óleo drenar totalmente para a pingadeira de óleo.
Assim que o óleo for drenado, recoloque o bujão de drenagem de óleo e remova o filtro de óleo usando uma chave de cinta.
Limpe meticulosamente a junta do filtro de óleo usando seus trapos. Certifique-se de que nenhuma borracha do filtro de óleo anterior foi deixada presa nele.
Cubra a junta do seu novo filtro de óleo com um pouco de óleo.
Usando as mãos, aperte o novo filtro de óleo até que a junta encontre o motor. Isso é crítico porque o filtro de óleo não deve estar muito apertado.
Encha o orifício de enchimento de óleo com o óleo do motor e, em seguida, substitua a vareta medidora.
Verifique se há vazamentos e aperte as tampas ou filtros conforme necessário.
Ligue o carro e deixe-o parado por alguns minutos para aquecer o óleo.
Usando a vareta medidora de nível, verifique se o óleo atinge a linha completa. Se não atingir a linha completa, encha novamente com óleo.
Se o óleo já atingiu a linha completa, feche o capô e está pronto para ir.
E voila! Você substituiu com sucesso o seu motor a óleo.
Componentes localizados de forma diferente
Em teoria, usando as etapas acima, você pode substituir o óleo de qualquer carro, desde que localize com sucesso os principais componentes: o cárter, a tampa de enchimento do óleo, o cárter e a junta do filtro de óleo. O Honda CRV é apenas um caso especial de componentes localizados de forma diferente. Ao trocar o óleo, certifique-se de que, ao fazer isso, desligue o motor e não se esqueça de acionar os freios de emergência.