Os motores queimam gás e produzem explosões em cada cilindro. A rápida expansão das explosões empurra as cabeças dos cilindros para baixo e funciona para mover o carro. Grande parte da energia de cada explosão não funciona e é perdida na forma de calor. Em um curto período de tempo, um motor pode produzir quantidades consideráveis de calor. Na verdade, seu motor pode ficar quente o suficiente para derreter ou enfraquecer algumas de suas peças.
O motor inteiro não precisa superaquecer para que ocorra uma falha. Se apenas uma única parte do motor superaquecer, ele começará a falhar.
Para evitar o superaquecimento do motor:
Motores refrigerados a ar: a maioria dos cortadores de grama possui motores refrigerados a ar. Esses motores são projetados com muitas aletas de resfriamento ao redor dos cabeçotes dos cilindros, e os motores resfriados a ar devem ter acesso aberto ao ar que entra para resfriar adequadamente. Outros veículos com motores refrigerados a ar são pequenos aviões e antigos Fuscos de Volkswagen. As vantagens dos motores refrigerados a ar são que eles têm sistemas de refrigeração simples que são leves e não há refrigerante que pode congelar durante o inverno. As desvantagens dos motores refrigerados a ar são que eles exigem bastante ar fresco a fim de permanecer frio, e é mais difícil controlar com precisão a temperatura geral do motor. A melhor maneira de melhorar o resfriamento de um motor refrigerado a ar é certificar-se de que ele não esteja coberto de sujeira, graxa ou qualquer outra substância que possa impedir o contato do ar fresco com o metal do motor.
Motores refrigerados a líquido: a menos que você tenha um velho Volkswagen Beetle, seu carro tem um motor refrigerado a líquido. A principal vantagem de usar um motor refrigerado a líquido é que o motor pode ser colocado em um local com confinamentos apertados que não requer muito ar passando sobre ele para esfriar. As desvantagens incluem aumento de peso e potencial para desenvolver pontos quentes localizados.
Componentes: o motor resfria peças importantes, como os cabeçotes, fazendo o fluido de resfriamento passar pelos canais integrados ao motor. Em seguida, ele passa por uma válvula ativada por temperatura chamada termostato. Depois de passar pelo termostato, o refrigerante vai para o radiador, onde é resfriado pelo ar. Em seguida, o fluido viaja de volta para o motor.
Anticongelante: o motor do seu carro é resfriado por água e etilenoglicol, que você costuma chamar de anticongelante. Adicionar anticongelante ao sistema reduz a temperatura de congelamento do fluido no sistema de resfriamento. O anticongelante também aumenta a temperatura de ebulição da água para que ela possa absorver mais calor do que a água sozinha. A maioria dos carros usa meio anticongelante e meio água para o sistema de refrigeração. Nunca use água sozinha no sistema de refrigeração do seu carro. Certifique-se sempre de que seu carro tem refrigerante suficiente.
Termostato: O termostato mede a temperatura do refrigerante e abre uma válvula apenas quando o refrigerante atinge uma temperatura operacional suficiente. Se o termostato estiver quebrado, o fluido no motor irá recircular no motor e contornar o radiador. O motor superaquecerá rapidamente. Você pode testar se o termostato está quebrado sentindo a temperatura da mangueira de retorno do refrigerante para o radiador. A mangueira deve ficar quente minutos depois de ligar o carro.
Ventilador: Você deve ver um ventilador na frente do compartimento do motor, bem na frente do radiador. Esta ventoinha é importante para resfriar o fluido no radiador. Existem dois tipos de ventiladores, dependendo se você tem um carro com tração dianteira ou traseira. Os carros com tração dianteira têm ventiladores elétricos que ligam e desligam de acordo com sensores de temperatura. Se o seu ventilador não ligar em um veículo com tração dianteira, o problema pode ser um motor do ventilador defeituoso. Os veículos com tração traseira possuem ventiladores conectados ao motor. Com o motor e a ignição DESLIGADOS, tente girar o ventilador manualmente. Não deve girar facilmente. Em caso afirmativo, a embreagem do ventilador pode precisar ser substituída.
Vazamentos: os fluidos de refrigeração podem ficar baixos se houver vazamentos no sistema. Se o carro parece estar esquentando, verifique visualmente se há vazamentos enquanto o motor estiver funcionando. Verifique todas as mangueiras que alimentam o radiador. Verifique também se o radiador não está vazando. Às vezes, pode ocorrer um vazamento nas costuras do radiador. Por fim, verifique se há vazamentos na bomba d'água. Uma bomba d'água gasta vazará água de um orifício de transbordamento. Esses vazamentos podem variar de um gotejamento lento a um fluxo constante. As bombas de água não podem ser consertadas ou remendadas. Se sua bomba de água estiver vazando, troque-a imediatamente.
Tampa do radiador: finalmente, com o motor funcionando e o capô levantado, observe se há vazamentos ao redor da tampa do radiador. Se você notar qualquer vazamento de líquido ao redor da tampa do radiador, substitua-o. Nunca abra a tampa do radiador quando o fluido pode estar quente - os fluidos ferventes irão espirrar e causar queimaduras graves. Muitos tentam tolamente remover a tampa do radiador quente. Não faça isso!
Em seguida, remova a tampa do óleo e verifique se há uma gosma branca por baixo da tampa. Se a água entrar em lugares que não deveria no motor, ela se misturará com o óleo e produzirá um gel branco. A única solução para vazamentos internos de água é encontrar uma junta ou peça quebrada no interior do bloco do motor. Se for esse o problema, leve seu carro ao mecânico. É melhor deixar esse trabalho para profissionais.
Finalmente, a coisa mais importante a lembrar ao lidar com um motor que está muito quente é que você deve evitar a todo o custo seu superaquecimento. Dirija mais devagar se for necessário, ligue o aquecedor ou apenas pare e desligue o motor.
Cuidado:
Nunca permita que um motor funcione quando a temperatura da água exceder a linha vermelha em seu medidor de temperatura.
Dicas rápidas:
Se você está tentando levar um carro quente, mas ainda não superaquecido, para um local seguro de parada, abra as janelas e ligue o aquecedor na configuração mais alta. Isso remove o calor dos fluidos de resfriamento e fornecerá um pouco mais de resfriamento até que você possa parar.