Correias de ventilador ou "correia serpentina" são usadas em motores de carros para trabalhar outras partes, como alternador, bomba de água, bomba de ar, compressor de ar condicionado e muitos mais. É uma melhoria em relação aos antigos sistemas de correias múltiplas porque com uma correia larga (às vezes, duas talvez mais, mas na verdade tudo depende do modelo do seu motor), ele economiza espaço e é capaz de suportar mais tensão. Também reduz o esforço do motor, o que torna tudo mais suave e eficiente e é mais fácil de substituir, uma vez que não tem de lidar com várias correias. Se a correia se deteriorar, você precisará trocá-la porque uma grande parte do sistema depende dela. Aqui está como substituir uma correia do ventilador:
Segurança primeiro. Aqui você está trabalhando em seu carro, labutando e provavelmente suando. De repente, o carro começa a rolar... para frente. Ups! Segurança primeiro! Você está trabalhando em seu carro e mesmo com o motor desligado, outras coisas ruins podem acontecer. Sempre engate o freio de mão e certifique-se de trabalhar em uma área segura o suficiente antes de iniciar qualquer trabalho.
Sinais de que sua correia precisa ser substituída. Se ganhar velocidade de repente se tornar uma tarefa árdua, você pode dar uma olhada na correia do seu ventilador. Você também pode ouvir um guincho alto e ensurdecedor enquanto dirige. Além disso, outro sinal de que algo está errado com a correia da ventoinha é o aumento da temperatura no medidor, mesmo que o radiador e o líquido refrigerante estejam bons. Se a inspeção da (s) correia (s) (com o motor desligado) revelar rachaduras ou deterioração, é hora de substituí-la. Geralmente, você deve trocar a correia do ventilador a cada quatro anos ou a cada 30000 milhas.
Tire uma foto. Antes de começar a remover a correia do ventilador, certifique - se de saber exatamente para onde vai tudo. Depois de retirar o cinto, você precisa ter certeza de que pode colocá-lo de volta corretamente. Alguns carros serão mais difíceis de navegar do que outros, portanto, esteja pronto para tudo. É uma boa ideia tirar uma foto de como a correia da ventoinha está alinhada apenas por segurança.
Removendo a correia do ventilador. Você precisará de uma chave inglesa ou dispositivo semelhante para afrouxar algumas coisas antes de remover a correia do ventilador com segurança. Consulte o manual para saber como fazer isso corretamente. Depois de afrouxar o parafuso de tensionamento o suficiente, você pode começar a deslizar a correia. Comece pela polia maior e depois vá até as outras. Não tenha medo de sujar as mãos. Verifique as outras peças enquanto não houver correia.
Instalando o novo. Ao reinstalar a correia, comece com a polia menor trabalhando em seu caminho até a maior. Novamente, essa parte é crucial porque, se você não devolvê-la da maneira certa, pode acabar fazendo mais mal do que bem. Certifique-se de seguir as ranhuras. O manual indicará quando você apertou os parafusos o suficiente.
Esta é uma tarefa relativamente fácil que requer muita garra e praticidade. Você deve ser capaz de contornar o motor e suas peças. Você também precisa ser capaz de lembrar por onde passa a correia.