Como substituir um tirante em um puma de mercúrio?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
A contratação de um mecânico profissional para substituir um tirante de um Mercury Cougar custará cerca de 190€ Imagine quanto pode poupar se souber apenas como substituir a peça automóvel sozinho. Uma peça de substituição do tirante para um Mercury Cougar custa apenas cerca de 37€. A troca não requer conhecimentos especiais, habilidades e até mesmo ferramentas. Mas é importante e será útil saber os fundamentos da substituição de um tirante em um Mercury Cougar. Leia as instruções abaixo e aprenda como substituir o tirante antigo:
Leia o manual do puma de mercúrio. Diferentes modelos deste automóvel podem ter engenharia diferente. Familiarize-se com a engenharia deste automóvel e veja se o manual contém instruções especiais ao substituir o tirante. Além disso, adquira um tirante feito especialmente para o modelo do seu carro.
Prepare o puma de mercúrio. Abra o capô e desconecte o cabo negativo da bateria. Use um macaco de carro para levantar o Cougar e prepare-o para afrouxar as rodas. A chave de porca de roda é eficaz para afrouxar as porcas de roda que prendem os pneus dianteiros. Coloque as porcas de lado e retire as rodas.
Acesse o tirante. Você precisa remover o chassi auxiliar dianteiro da roda. Retire também a cremalheira e o pinhão do volante. Prenda novamente a cremalheira e o pinhão usando um dispositivo de fixação. O tirante externo já deve estar visível.
Remova o tirante antigo. Remova o parafuso que prende o tirante externo. Anote quantas voltas você levou para remover os parafusos. Você terá que usar o mesmo número de voltas ao instalar o novo tirante. Remova também a braçadeira de conexão ao tirante. Está abaixo do eixo da peça. Remova também o fole afrouxando a braçadeira interna. Acesse os dentes do pinhão movendo a cremalheira e o pinhão. Agora segure o rack usando uma chave e use outra chave para desapertar a porca da junta esférica do tirante. O tirante já deve ser removível. Deixe o antigo tirante de lado. Verifique também a cremalheira e o pinhão se há algum vazamento de fluido. Troque a cremalheira e o pinhão se houver vazamentos.
Instale a substituição do tirante. Prenda o tirante interno no lugar e, em seguida, prenda a cremalheira e o pinhão. Prenda a porca da junta esférica usando uma chave inglesa enquanto segura o rack com outra chave. Aplique um pouco de lubrificação nos lábios do fole e na parte quando ele for conectado ao fuso. Desta forma, o eixo fica livre para girar sem qualquer resistência. Coloque o fole e a braçadeira interna no lugar. Uma chave inglesa será útil para apertar a braçadeira. Coloque a nova braçadeira externa usando um alicate de bico fino. Aplicar lubrificação na braçadeira externa e aparafusar com o mesmo número de voltas.
Reinstale as peças removidas. Prenda a cremalheira e o pinhão e coloque de volta as peças que você removeu, como o chassi auxiliar dianteiro da roda e o conjunto da roda. Remova também o macaco do carro. Reconecte o fio do cabo negativo da bateria.
Siga os mesmos procedimentos ao trocar outros tirantes em seu Mercury Cougar. Teste seu automóvel depois de trocar o tirante. Veja se isso mudou o desempenho do automóvel. O automóvel deve parecer estável e fácil de controlar com o tirante recém-substituído.