A bobina faz parte do sistema de ignição de um veículo. A bobina tem dois enrolamentos, o enrolamento primário e o enrolamento secundário. Eles se referem aos dois conjuntos de fios dentro da bobina de ignição. O enrolamento primário obtém a eletricidade da bateria, enquanto o enrolamento secundário transporta essa eletricidade para o distribuidor. Se alguma parte da bobina não funcionar corretamente, seu carro pode não dar partida.
Você pode fazer o teste da bobina por conta própria. Tome cuidado. Mantenha seu cabelo, pele e roupas longe de qualquer parte do sistema de ignição, que pode produzir MUITA eletricidade. Peça a um amigo para ajudá-lo.
Faíscas voando
Faça uma inspeção visual do sistema de ignição. Você pode detectar imediatamente o que há de errado com o sistema, sem ter que realmente testar a bobina. Depois de se certificar de que não há faíscas voando, você pode prosseguir. Sempre use um alicate isolado enquanto estiver fazendo o teste.
O teste irá verificar se a bobina de ignição produz faíscas suficientes. Você deve primeiro desengatar o fio de saída da bobina de ignição. Use uma vela de ignição para conectar a extremidade deste fio a um fio terra. Inspecione a vela de ignição e localize sua parte roscada. Conecte o fio terra a esta parte.
Agora procure o terminal negativo da bobina de ignição. Há um fio terra conectado a este terminal. Desconecte isso. Conecte um fio terra ao terminal.
Fornece acesso fácil
Peça ao seu amigo para ligar o motor. Procure um bom ponto de aterramento no motor. Seria melhor se esse ponto de aterramento estivesse perto de você para facilitar o acesso. Qualquer metal pode ser usado para isso, até o próprio motor. Use o fio terra da bobina de ignição e toque o ponto de aterramento com ele.
Observe as faíscas que são produzidas enquanto você toca. Se você receber uma faísca brilhante e visível, a bobina de ignição está funcionando corretamente. Se você obtiver uma faísca fraca ou se nenhuma faísca for produzida, geralmente significa que algo está errado com o enrolamento secundário da bobina de ignição.
Para confirmar se a bobina está em boas condições, você também pode realizar um teste para verificar a resistência da bobina de ignição. A maneira mais comum de fazer isso é usando um ohmímetro, que mede ohms. Um ohm é uma unidade que mostra a quantidade de resistência elétrica entre dois condutores. Todos os fios conectados à bobina devem ser desconectados antes de iniciar o teste.
Valores específicos referentes
Verifique primeiro a resistência entre os terminais laterais da bobina. Consulte o manual do seu carro para saber os valores específicos referentes à resistência usando um ohmímetro. Em seguida, verifique a resistência entre o terminal central da bobina e um terminal lateral. Qualquer um dos dois terminais laterais serve. Se a resistência exibida for significativamente diferente dos valores indicados no manual do carro, a bobina de ignição não está funcionando corretamente. Você também pode pedir ajuda ao seu mecânico para ler o ohmímetro.
Teste sua bobina regularmente para garantir o bom funcionamento do sistema de ignição do seu carro.