Ter um carro não é mais um luxo. É uma necessidade e também um grande investimento. No entanto, nem todas as pessoas têm capacidade financeira para adquirir carros novos, portanto, um automóvel usado é uma opção bem conhecida.
Você pode encontrar carros usados em concessionárias de superlojas especializadas em carros usados, locadoras de veículos, lojas de venda de carros usados, Internet e anúncios impressos e classificados. No entanto, tenha cuidado com as fraudes, uma vez que existem muitos golpistas na Internet e nos classificados. Também vale a pena conferir os sites dos fabricantes, mesmo que você não pretenda comprar um carro novo, já que alguns também oferecem carros usados e outras opções. Outra boa fonte, que é bastante prática, é comprar de pessoas que você conhece, se quiser acabar com uma concessionária.
Determine seu orçamento, prepare seu financiamento ou empréstimos e obtenha cotações de seguro automóvel antes de comprar seu carro. Esse aspecto não se aplica apenas à compra de unidades automotivas usadas, mas também à compra de carros novos. Você só pode começar sua busca quando tiver certeza sobre suas necessidades e a capacidade financeira para adquirir e segurar seu carro.
Conheça a história do carro. Isso inclui o número de proprietários anteriores, quaisquer problemas mecânicos anteriores, histórico de manutenção do automóvel e se alguma vez esteve envolvido em um acidente. Qualquer automóvel usado pode ter um histórico ruim, portanto, é aconselhável obter um relatório do histórico do veículo, que você pode obter no conforto da sua casa solicitando um relatório na Carfax.com. O que você precisa é simplesmente o Número de Identificação do Veículo ou VIN. Tem um histórico detalhado do veículo a partir de um banco de dados nacional, que você pode acessar em segundos e encontrar detalhes como histórico de acidentes ou danos, problemas de títulos, problemas de salvamento, lixo, reconstrução ou inundação, danos à estrutura, reversão do hodômetro e outros registros que podem ser disponibilizados para protegê-lo contra problemas ocultos.
Peça a um mecânico especializado para colocar o carro em um elevador para realizar uma inspeção completa e verificar se há danos. Um especialista pode detectar instantaneamente corrosão, vazamentos de fluido, danos ocultos na estrutura ou em colisões anteriores. Faça um test drive e verifique você mesmo o desempenho do carro.
Negocie o preço e a garantia com a concessionária antes de assinar qualquer coisa. Para proteger sua compra, minimizar suas perdas e cobrir reparos, opte por uma garantia estendida. Certifique-se de compreender a cobertura da garantia do seu automóvel antes de comprar seu carro.
Não assine a declaração 'no estado em que se encontra' ou você será o único responsável por quaisquer problemas que o carro possa ter quando você o levar para casa. Leia atentamente antes de assinar qualquer coisa.
Compre seu carro. Quando todo o resto estiver devidamente feito, verificado e inspecionado, feche a transação. O título deve ser registrado em seu nome e você deve estar ciente de certas leis ao transferir o título para o seu estado local. Certifique-se de que, ao dirigir seu carro para casa, você tenha todos os registros de manutenção, conjuntos de chaves, manuais, peças sobressalentes, etc.
Se desejar comprar acessórios para o seu automóvel usado, pode comprá-los em concessionários que vendem acessórios e peças automóveis online. Alguns revendedores também oferecem acessórios pouco usados e você pode negociar os preços.