Uma gaxeta com defeito ou quebrada pode se manifestar de várias maneiras. Uma das maneiras de saber se você tem uma junta quebrada é quando o óleo do motor contém líquido de arrefecimento. Normalmente, essa não é uma atividade do tipo "faça você mesmo", porque, com a maioria dos motores, a dificuldade está na habilidade real do mecânico em abrir o motor e instalar adequadamente uma nova junta. Portanto, mesmo que a junta do cabeçote em si seja uma peça de automóvel relativamente barata, é o custo da mão de obra que é grande, sem mencionar o tempo envolvido no trabalho real.
O procedimento exato difere
Devido à variedade de carros e motores disponíveis, não há uma maneira de trocar a junta do cabeçote. O procedimento exato difere, por exemplo, de um motor de árvore de cames à cabeça (OHC) para um motor de árvore de cames interno. Também é diferente se você estiver trabalhando em um motor em linha ou em uma configuração V6 ou V8; nesse caso, você terá que substituir dois conjuntos e não apenas um.
Antes de trabalhar no bloco do motor, certifique-se de que esteja frio o suficiente. Você também precisa desconectar os terminais da bateria e drenar o sistema de refrigeração. Você também precisará elevar a extremidade dianteira do veículo em suportes de macaco para acessar o coletor de escapamento na parte inferior. Remova os volts de exaustão que conectam o coletor de exaustão ao tubo de exaustão.
Agora você pode abaixar o veículo e abrir o capô. Remova o conjunto do filtro de ar, a mangueira superior do radiador e, em seguida, a caixa do termostato. Você também deve retirar os fios de alta tensão das velas de ignição. Assim que não houver obstruções, agora você pode remover a tampa da válvula.
Após a remoção da tampa da válvula, remova os balancins e as hastes de pressão. Coloque essas peças em um local seguro para que possam ser recolocadas no motor em boas condições. Por outro lado, se você tiver um motor de came suspenso, também precisará remover a tampa de distribuição e a correia ou corrente de distribuição. As válvulas não podem ser removidas manualmente, pois o came e o conjunto da válvula são mais propensos a ser removidos junto com o cabeçote, dependendo da marca do motor.
Depois de obter acesso aos parafusos de cabeça, afrouxe-os em ordem. Começando de dentro, afrouxe lentamente os parafusos em um padrão espiral e guarde-os em um local seguro. Se forem de tipos diferentes, você precisa se lembrar de onde foram soltos. Depois de remover todos os parafusos com sucesso, você deve soltar o cabeçote da junta e removê-lo do compartimento do motor. A junta é selada dentro do bloco e a cabeça você pode ter que martelar suavemente para soltá-la do bloco do motor.
Assim que o cabeçote for removido, você estará pronto para instalar um novo. Antes de fazer isso, você precisa se certificar de que o material da gaxeta de todas as superfícies foi removido. Você pode usar um raspador de metal para remover esse material residual e, em seguida, limpar a superfície com um solvente.
Instale a nova junta e a cabeça na ranhura adequada. Isso deve ser feito com cuidado e adequadamente para evitar falhas e danos futuros. Depois de colocar a junta e a cabeça, você pode agora aparafusar os parafusos da cabeça com a maior firmeza possível. Depois de prender o cabeçote no lugar, reinstale todas as peças removidas durante a substituição.
A junta do cabeçote é considerada a aplicação de vedação mais importante dentro do motor de um carro. Diversas forças fazem com que esta peça se desgaste ou quebre. Antes de tentar substituir uma junta queimada, no entanto, tente verificar outras áreas do motor para outras fontes possíveis de problemas do motor. Muito provavelmente, você terá que levar seu carro a um profissional devido à natureza complicada da substituição da gaxeta, a menos que você tenha vasta experiência em reparos de motores.