Como trocar a correia dentada em um 2003 Dodge Stratus?

Mudar a correia dentada em um Dodge Stratus 2003 é bastante simples
Mudar a correia dentada em um Dodge Stratus 2003 é bastante simples.

Entre os vários componentes do seu motor, a correia dentada é a única coisa que você não pode quebrar durante uma viagem. Se a correia dentada quebrar ou se soltar enquanto o motor estiver funcionando, isso fará com que o virabrequim gire de maneira incorreta, danificando os pistões e os cilindros. Alguns carros modernos usam correntes de distribuição em vez de correias de distribuição para maior durabilidade, mas à custa do ruído do motor.

Condições extremas de direção

A maioria dos fabricantes recomenda trocar a correia dentada a cada intervalo de 90000 milhas, ou a cerca de 60000 milhas para condições extremas de direção. A correia dentada é, na verdade, um acessório barato, mas trocá-la exige muito trabalho. Por causa disso, a mecânica geralmente sugere a troca de outros componentes também, que podem incluir a bomba d'água, a correia do alternador e semelhantes.

Antes de remover a correia dentada
Antes de remover a correia dentada, alinhe o virabrequim ao longo das marcas de sincronização.

Mudar a correia dentada em um Dodge Stratus 2003 é bastante simples. O que torna tudo mais complicado é o fato de que você tem que remover muitos outros componentes para alcançar a correia dentada.

  • Primeiro, desconecte a bateria. Desconectar o terminal negativo deve ser suficiente. Em seguida, levante a frente do carro e monte a frente usando macacos.
  • Remova a roda dianteira direita, a proteção contra respingos, as correias de transmissão, o amortecedor do virabrequim e o tensor da correia do alternador.
  • Retire as conexões do alternador, que você deve remover de seu suporte.
  • Remova a tampa da correia dentada. Retire o reservatório de refrigerante.
  • Em seguida, remova o suporte do lado direito do motor. Você também precisará remover o suporte deste lado do motor.
  • Certifique-se absolutamente de alinhar o eixo de comando e o virabrequim neste ponto, girando-o através do virabrequim. Você não pode mais girá-lo depois que a correia dentada for retirada, pois você pode danificar as válvulas do motor e seus componentes.
  • Antes de remover a correia dentada, alinhe o virabrequim ao longo das marcas de sincronização. O indicador TDC no alojamento da bomba de óleo deve estar alinhado com o indicador TDC na roda dentada do virabrequim.
  • Afrouxe o parafuso tensor.
  • Gire a placa superior da polia tensora no sentido horário até obter folga suficiente da correia dentada para removê-la.
  • Retire a correia dentada. Se ele foi danificado por um desalinhamento, você precisará substituir todo o conjunto, incluindo o conjunto do suporte e a polia tensora.
  • Alinhe a roda dentada da manivela, de modo que se alinhe com o indicador na carcaça da bomba de óleo. Configure as marcas de sincronização da árvore de cames de forma que a roda dentada da árvore de cames de admissão fique cerca de meio entalhe acima da roda dentada da árvore de cames de escape. Ambos os indicadores devem apontar para cima.
  • Instale a nova correia dentada. Comece na área do virabrequim, em seguida, contorne a bomba de água, a polia intermediária, as rodas dentadas da árvore de cames e, finalmente, ao redor do tensor.
  • Para eliminar a folga, mova a roda dentada da árvore de cames de escape no sentido anti-horário. Isso também deve ser feito para alinhar os indicadores.
  • Gire a placa superior da polia tensora no sentido anti-horário. Após algumas voltas, o entalhe de configuração deve ser alinhado com a correia. Você precisará usar uma chave de torque para definir o torque para 25 Nm.
  • Neste ponto, você só pode ajustar o virabrequim no sentido horário ao garantir que ele esteja alinhado com a posição TDC e para encaixar a correia.
  • Verifique a espiga da mola para ver se está dentro do nível de tolerância. Se não estiver, você precisará repetir o processo a partir do momento em que instalou a nova correia dentada.
  • Retorne todos os componentes na ordem inversa em que você os removeu.

Observe que se você estiver substituindo uma correia dentada quebrada, as válvulas do seu motor podem já estar dobradas. Solicite a verificação de um profissional para obter os melhores resultados.

Artigos relacionados
  1. Como mudar as rodas do caminhão?
  2. Como trocar o fio da vela de ignição?
  3. Como limpar o tubo de escape do motor de dois tempos?
  4. Como mudar os fios das velas de ignição?
  5. Como escolher o óleo e os fluidos para uma avalanche de Chevy?
  6. Como danificar a transmissão manual de um carro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail