Como trocar a correia dentada em um acordo de 2,7 honda de 1995 a 1997?
Aaron Rezende
• 3 min de leitura
A correia dentada é um dos componentes mais importantes do motor de um carro. Não é tanto que faz o motor realmente funcionar, mas coordena os movimentos do pistão de forma que transfere potência para a transmissão. A correia dentada também aciona o alternador e a bomba d'água. Uma correia dentada quebrada não só resultará na incapacidade do seu carro de operar o alternador e a bomba d'água, mas também causará grandes danos ao motor, especialmente se o carro estiver funcionando em altas rotações.
Condições normais de direção
A Honda recomenda substituir a correia dentada do Honda Accord de 1995 a 1997 a cada 90000 milhas em condições normais de direção e a cada 60.000 em climas extremos. Embora geralmente seja um trabalho que você gostaria que um mecânico experiente fizesse, você pode realmente fazer você mesmo com algumas ferramentas.
Você precisará de um macaco, suportes de macaco, uma correia dentada de substituição e ferramentas. Você também pode obter uma nova bomba d'água, já que removerá esses componentes de qualquer maneira. Os mecânicos geralmente recomendam a substituição de todas as outras correias, para economizar tempo e custos de mão de obra.
Levante o carro e coloque-o em cavaletes. Você precisará remover a roda dianteira direita e a proteção contra respingos. Gire o virabrequim, alinhando as marcas na polia até a marca "O" na tampa da correia dentada. Você pode usar o macaco de chão para apoiar o motor enquanto trabalha na correia dentada.
Retire os parafusos do braço do motor e gire o braço para cima e para fora do caminho.
Remova as correias acessórias (bomba d'água, alternador) e o tubo da vareta medidora. Você também precisará retirar o parafuso do virabrequim e a polia. Agora você pode desmontar a tampa superior e inferior da correia dentada.
Afrouxe o tensor, afastando-o da velha correia dentada. Você pode usar o parafuso para manter o tensor afastado.
Verifique se as marcas de sincronização estão alinhadas. A roda dentada deve ter o rasgo de chaveta apontando para cima. A parte traseira da roda dentada deve estar alinhada com as marcações correspondentes no bloco do motor. Estes têm dentes, que devem estar alinhados com a marca na posição das duas horas na cabeça.
Remova a correia dentada antiga e instale a nova. Comece instalando do lado direito, que fica longe do tensor. Em seguida, vá da manivela em direção ao came direito e, em seguida, em direção à bomba d'água em direção ao came esquerdo e, a seguir, ao redor do tensor. Neste ponto, você deve garantir que a tensão esteja voltada para o lado direito do carro e longe do tensor.
Afrouxe o tensor e deixe-o apertar a correia, após o que você pode apertar o parafuso do tensor.
Inspecione as marcas de tempo. Eles ainda devem estar alinhados corretamente. Gire o motor duas voltas e alinhe as marcas de sincronização novamente. Se eles ainda estiverem alinhados corretamente, você pode afrouxar o tensor, para que ele ocupe toda a folga.
Aperte o tensor com torque de 31 libras-metro.
Depois disso, você pode instalar os componentes removidos na ordem inversa. Certifique-se de apertar o parafuso do virabrequim com torque de 181 libras-metro. Lembre-se de anotar a quilometragem em que você trocou a correia dentada, para que possa fazer a mesma manutenção na hora da próxima troca.