Como consertar uma janela de carro elétrico quebrada?
Sr. Jácomo Bittencourt Neto
• 4 min de leitura
Se você é o tipo de proprietário de carro que gosta de mexer em seus carros, uma janela quebrada de carro elétrico não seria um problema muito difícil de superar. Antes de mergulhar nele, esteja preparado com uma chave de fenda e um multitestador, pois você removerá e verificará os componentes elétricos.
Verifique a caixa de fusíveis. Uma das causas mais comuns de uma janela elétrica não funcionando corretamente é um fusível queimado. Na maioria dos modelos de carro, a caixa de fusíveis está localizada sob o painel. Verifique o manual do proprietário do seu carro para não ter que se atrapalhar e se eletrocutar. A energia que entra na caixa de fusíveis é ativada pela ignição. Você pode girar a chave até a metade para ligar a bateria, mas não o motor. Com isso, você pode confirmar se uma corrente elétrica está passando com sucesso pela caixa de fusíveis para a janela com defeito. Você também pode examinar os próprios fusíveis. Um fusível queimado tem sua tira de metal interna cortada ou quebrada. Se você observar que algum dos fusíveis está nesta condição, leve-o junto com você para a loja de ferragens local mais próxima portanto, você pode comprar uma substituição exatamente do mesmo tipo.
CParreira o interruptor janela do carro elétrico. Esta é a próxima causa mais comum de mau funcionamento dos vidros elétricos. Em alguns modelos, o interruptor é aparafusado em seu alojamento no painel da porta, em outros é simplesmente preso por clipes internos ou farpas e pode ser retirado com um toque suave de uma chave de fenda. Em qualquer caso, ainda seria prudente verificar o manual do proprietário para quaisquer procedimentos adequados relativos à remoção de um interruptor de janela de carro elétrico. Retire o interruptor e verifique se todos os fios adequados estão conectados e se nenhum está solto. Use o diagrama de fiação do seu carro (pode estar no manual) como referência. Se observar alguma sujeira ou fuligem, você pode usar alguns limpadores leves à base de álcool para removê-los.
Verifique o motor da janela. Essa seria a causa mais difícil possível, pois o motor em si pode ser muito complicado para uma solução de problemas simples em casa e pode precisar ser trazido para reparo ou substituição. Chegar a ele envolve a remoção completa do painel da porta. Use um multitestador para verificar a operabilidade do motor movendo a chave em todas as três posições: janela para cima, janela para baixo e centralizado / desligado. Você deve obter uma resposta em seu multitestador para cada posição da chave.
Verifique se há obstruções na janela. O motor da janela elétrica só é forte o suficiente para suportar o peso da própria janela de vidro e das alavancas mecânicas ou molas conectadas. Às vezes, sujeira ou detritos entram no painel da porta e obstruem o mecanismo. A corrosão também pode prejudicar as dobradiças ou peças móveis. Uma simples limpeza e uso criterioso do WD-40 pode realmente resolver o mau funcionamento.
Verifique se há fios e conexões soltos. Se todos os outros componentes principais parecem funcionar bem ou estão em ordem, o problema pode estar nos fios e nas conexões. Verifique especialmente o batente da porta, porque é onde a maioria dos fios passam da porta para o sistema principal. Portanto, este também é o local mais provável para encontrar fios quebradiços e quebrados. Normalmente, uma simples emenda e reconexão resolveriam o problema. Não se esqueça de cobrir a reconexão com fita isolante.
Na maioria dos casos, as causas de uma janela quebrada de um carro elétrico são simples o suficiente para serem consertadas por meio de um conserto doméstico. Isso pode economizar muito dinheiro com o pagamento de custos de serviços profissionais, bem como ensiná-lo mais sobre os vários aspectos da manutenção do seu carro.