Como consertar um vazamento do cilindro mestre do freio?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 4 min de leitura
Com o passar dos anos, o cilindro mestre do freio em seu veículo pode começar a vazar. Provavelmente, isso se deve ao uso e desgaste durante o longo período de serviço. O que acontece é que as válvulas que se encontram no interior do cilindro começam a vazar devido à pressão constante. A maioria das pessoas tende a substituir o cilindro inteiro em vez de consertá-lo, pensando que os vazamentos são difíceis de selar. Para aqueles que querem economizar algum dinheiro, você ficará surpreso ao saber que você mesmo pode selar os vazamentos com um kit simples de um cilindro mestre de freio que você pode comprar na maioria das lojas de peças de automóveis. Aqui estão algumas etapas para fazer o trabalho. Isso envolverá a remoção do cilindro mestre do freio, vedação e reinstalação.
Localize o cilindro mestre do freio. A primeira etapa envolverá encontrar o cilindro mestre do freio em seu carro. Desligue o motor do seu carro e abra o capô. No lado do motorista, na parte de trás do motor do seu carro, você notará que há um cilindro redondo com uma circunferência de 31 cm. Isso é chamado de cilindro de reforço de freio. Montado em cima dele estará o cilindro mestre do freio.
Remova o cilindro mestre do freio. Agora que você localizou a peça, pegue algumas chaves e use-as para remover os cabos do freio conectados a ela. Afrouxe as porcas prendendo as linhas no cilindro com as chaves. Tenha cuidado para não danificar os cabos do freio, pois você desejará conectá-los assim que instalar o cilindro mestre do freio reparado posteriormente. Assim que as porcas estiverem soltas, coloque alguns trapos sob o cilindro mestre do freio. Isso irá absorver o fluido de freio que escorrerá das linhas e do cilindro. Depois de fazer isso, localize os dois parafusos que prendem o cilindro mestre do freio ao motor. Use uma chave inglesa para afrouxar os parafusos. Quando isso for feito, remova os parafusos e retire o cilindro mestre do freio do motor. Coloque-o sobre um pano limpo sobre uma mesa ou bancada de trabalho.
Desmonte o cilindro. Drene o excesso de fluido de freio do cilindro especificamente encontrado na unidade de reservatório. Depois de drenado, use uma chave de fenda para remover a unidade. A partir daí, você vê um anel de travamento que mantém os pistões no lugar. Isso fica na parte de trás da montagem. Use um alicate de anel elástico para remover a trava. Quando isso for feito, remova o anel de retenção que segura a válvula. Você verá onde a unidade de reservatório é normalmente montada. A partir daqui, tudo o que você precisa fazer é retirar os pistões e as válvulas do corpo principal. Isso pode ser obtido batendo levemente no conjunto do cilindro. As peças devem deslizar facilmente.
Substitua as peças pelo kit do cilindro mestre do freio. Assim que todas as peças pequenas e móveis dentro do cilindro forem retiradas, abra o kit de cilindro que você comprou e substitua todas as peças antigas por novas. Reinstale todas as peças de volta da mesma maneira que você as removeu. Lembre-se de travar todos no lugar com os anéis, tanto de retenção quanto de travamento. Feito isso, monte a unidade do reservatório e teste se todos os vazamentos foram obstruídos.
Se os testes forem satisfatórios, reinstale o cilindro mestre do freio em seu veículo, conecte as linhas do freio e dê uma volta. Você precisará sangrar para verificar se os reparos que você fez funcionaram. Verifique o manual de instruções do carro sobre como sangrar os freios.