Como reconhecer sinais de que o tirante está estragando em um carro?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
A barra de direção de um veículo é uma barra estrutural fina que é um componente de seu mecanismo de direção. É uma barra de metal que conecta as rodas à caixa de direção. Extremidades gastas ou defeituosas de um tirante podem afetar negativamente o alinhamento dos veículos e resultar em desgaste indevido dos pneus. Você notará que as rodas dianteiras estão se desgastando muito mais rápido do que as rodas traseiras. Também pode levar a problemas de direção e suspensão dianteira erráticos. Ser capaz de reconhecer os sinais de que o tirante de seu carro já está estragado e substituí-lo imediatamente pode salvar sua vida e a do carro. Este guia dirá o que você deve observar ao avaliar a solidez do tirante do seu veículo.
Dê um passeio e observe se você pode sentir um certo grau de vibração ou ouvir algum som metálico durante as curvas. Os tirantes que já estão se soltando permitirão um espaço que permitirá que o pneu balance no eixo do pneu. Você será capaz de sentir a oscilação ao segurar o volante. Observe que a oscilação ocorre apenas quando você está pisando no pedal do acelerador. Se você sentir a vibração ao frear, o dano pode ser nos rotores do freio. Ouvir um som de clunking, enquanto faz curvas fechadas, pode significar uma conexão frouxa entre a junta e a extremidade do tirante.
Coloque a mão na conexão dos tirantes e tente mover a roda. Para esta etapa, você precisará elevar o veículo levantando-o com um macaco. Certifique-se de prender o macaco sob o carro antes de realizar qualquer verificação. Primeiro, mova o braço de direção e observe se o tirante se move para frente e para trás uniformemente. Se a articulação ou o braço se mover, mas o tirante permanecer no lugar, é hora de substituir esse componente. Em seguida, peça ajuda ao tentar sentir se o tirante se move. Segure a roda na posição de 3 e 9 horas e gire as rodas. Verifique se sente alguma folga. Isso significa que você pode realmente sentir e ver a roda se movendo para frente e para trás. Você também pode inserir uma barra ou haste longa e resistente, como o cabo de uma vassoura, nos raios e mexê-la novamente. Se você perceber que o componente está se movendo muito, isso pode indicar que o tirante já está estragado.
Sua próxima opção seria traçar uma linha conectando a junta de direção e a barra de direção. Com um giz, faça uma marca no tirante e na montagem da articulação da direção. Pegue o pneu com as mãos e mova-o para frente e para trás. Se você observar que as linhas não se movem juntas ou ficam juntas em todo o caminho, é um sinal de que o seu tirante está totalmente gasto e deve ser substituído.
Outra maneira de descobrir se o tirante está ruim é empurrá-lo diretamente. Remova o pneu do veículo, segure a haste do pneu e use uma alavanca em sua extremidade. Se notar algum movimento excessivo, é hora de recolocá-lo. Não se esqueça de verificar as duas rodas dianteiras.