A tração nas quatro rodas começou como uma tecnologia militar que permitia que as máquinas de guerra vagassem fora da estrada e ultrapassassem quaisquer obstáculos. O sistema de tração nas quatro rodas de um veículo é quase semelhante ao dos veículos normais, exceto que a transmissão e o trem de força são projetados para estabilidade em vez de direção rápida, na maioria das vezes. Além disso, a maioria dos veículos com tração nas quatro rodas têm sistemas de suspensão superiores ou até mesmo um ajustador de altura selecionável pelo usuário que permite ao motorista ajustar a distância ao solo de acordo com as condições da estrada ou off-road.
Para começar a dirigir 4x4, primeiro acione o sistema 4WD em seu SUV ou caminhão. Alguns têm isso como um shifter ou alavanca no painel ou no console central. A transmissão então engatará todas as quatro rodas, em vez de apenas as rodas traseiras para tração.
Rodas dianteiras manuais
Alguns veículos possuem seletores automáticos ou rodas dianteiras manuais, que podem ser facilmente vistos nos cubos das rodas. Se você vir seletores que têm um botão no meio com duas posições marcadas, isso significa que você tem um veículo com tração nas quatro rodas com seleção manual. Este tipo requer que o motorista saia do veículo, altere as configurações das rodas para tração nas quatro ou duas rodas.
Tenha cuidado com a embreagem e o acelerador, pois eles serão mais responsivos e sensíveis na tração nas quatro rodas, em comparação com quando apenas as rodas traseiras estão engatadas. O menor impulso no acelerador resultaria em um movimento repentino do veículo, dependendo da marcha. A suspensão alta permite que você desobstrua pedras e outros obstáculos com facilidade. Geralmente, caminhões com tração nas quatro rodas e SUVs são bem mais largos, portanto, são mais estáveis em estradas irregulares e ao atravessar terrenos lamacentos e rochosos.
Em utilitários esportivos e caminhões mais sofisticados, o motorista geralmente pode ajustar a altura do assento. Ter uma posição mais elevada pode ajudar a proteger-se dos solavancos e solavancos da direção off-road. Você também tem um ponto de vantagem elevado e, portanto, pode identificar possíveis obstáculos com mais facilidade.
Velocidade além de 50 mph
Em caminhões 4x4 e SUVs, a velocidade pode ser perigosa ao atravessar condições off-road. Alta velocidade não é aconselhável, pois você corre o risco de danificar o trem de força e a transmissão se passar de 80 km / h na quinta marcha.
Por fim, ao retornar ao asfalto, lembre-se de desengatar o sistema de tração nas quatro rodas. Isso evitará muitos problemas e custos em possíveis reparos. Deixá-lo em 4WD colocaria um estresse indevido na caixa de câmbio, virabrequim, transmissão, diferencial e caixas de câmbio. A única exceção são caminhões e SUVs onde você pode selecionar a opção 4WD "rápida", que permite que o veículo funcione na estrada, com todas as quatro rodas engatadas no trem de força. Dirigir em estradas suaves em um 4WD também consumirá mais combustível.
Alguns carros e SUVs pequenos têm sistemas 4WD que são acionados automaticamente ou estão sempre em espera. Estes são chamados de "tração nas quatro rodas". Esses veículos geralmente não são verdadeiros 4WD no sentido mais estrito da palavra, mas a funcionalidade de tração em todas as rodas foi projetada para ajudar contra derrapagens e perda de tração em estradas escorregadias e tempo úmido, ao invés de off-road.