Andar de motocicleta: Curso de treinamento de segurança para motociclismo
Srta. Sabrina Leal Correia
• 4 min de leitura
Aprenda a andar de motocicleta, incluindo noções básicas sobre como se manter seguro e o que vestir
As motocicletas, ou motocicletas, são inerentemente mais perigosas do que suas contrapartes de quatro rodas, mas muitos fãs de bicicleta passaram a amar o ar livre e a liberdade que sentem ao andar de motocicleta. Embora você não possa eliminar todo o perigo durante a condução, deve ter como objetivo principal reduzir o máximo de risco possível. Se você é um motociclista iniciante, deve procurar a ajuda de pilotos experientes antes mesmo de dar partida no motor.
Estas dicas básicas o ajudarão a aprender a dirigir uma motocicleta. Naturalmente, é sempre melhor fazer um curso de motocicleta com um instrutor treinado, além de ler o máximo que puder por conta própria. Um curso formal também ensinará dicas de pilotagem de motocicleta em diferentes tipos de clima.
Conheça as regras: Verifique as leis do seu estado em relação às instruções para licenças e regulamentos de motocicletas antes de dirigir. Os regulamentos são projetados para protegê-lo. É melhor fazer um curso introdutório à segurança de motocicletas antes de começar a pilotar.
Obtenha o equipamento: use roupas próprias para esses tipos de veículos. Sempre use capacete e roupas que ajudem a protegê-lo em caso de acidente. Isso geralmente significa usar couro grosso. Algumas empresas também produzem roupas para motociclistas de materiais sintéticos com armadura de plástico inserível. Geralmente, você deseja cobrir o máximo de pele possível. Sempre use luvas. As botas também são indispensáveis em caso de algum tipo de acidente.
Conheça sua bicicleta: antes de dirigir, reserve um tempo para se familiarizar intimamente com os sistemas da bicicleta. Conheça a localização do acelerador, da embreagem, dos freios dianteiros, dos freios traseiros, do motor de arranque, dos interruptores das luzes e do interruptor do gás de reserva. Você deve saber a localização e operação de cada um deles sem ter que parar ou olhar. Certifique-se de que consegue ficar de pé para apoiar a bicicleta quando estiver parada.
Aprenda a usar a embreagem: as motocicletas quase sempre são equipadas com transmissões manuais que exigem o uso coordenado de uma embreagem manual. A embreagem geralmente está no punho esquerdo. Você deve aprender a soltar a embreagem lentamente enquanto aplica o gás usando o guiador direito. Isso requer prática, mas partidas suaves são seguras. Quando estiver em movimento, você pode mudar as marchas apertando a embreagem e trocando as marchas com o pé esquerdo. Assim que estiver na marcha correta, solte a embreagem e adicione gasolina.
Entenda a transmissão: motocicletas diferentes têm transmissões diferentes, mas a configuração é geralmente a mesma. Eles são operados com o pé esquerdo. A posição mais baixa é a primeira. Um clique para cima é tradicionalmente neutro. Acima disso está a segunda, terceira, quarta, quinta e, em algumas bicicletas de rua, a sexta marcha.
Frenagem: Bons motociclistas que fizeram treinamento em motocicletas são especialistas em frenagem rápida e eficiente em caso de emergência. Você deve aprender a usar a pressão apropriada nos freios dianteiro e traseiro ao desacelerar. Como os carros, a maior parte da ação de frenagem é fornecida pelos freios dianteiros. Quando chegar a hora de desacelerar, aplique os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo. É preciso prática, mas você deve aprender a usar os freios para desacelerar rapidamente. Tenha cuidado para não permitir que nenhum dos pneus trave e derrape, pois isso pode levar à perda de controle.
Curvas: Existem diferentes técnicas para fazer curvas, dependendo da velocidade com que você está dirigindo e do tipo de curva ou curva. Curvas lentas e curvas rápidas requerem métodos ligeiramente diferentes durante a condução. Você precisará ser proficiente em ambos antes de dirigir em uma rodovia. Fazer curvas durante a condução na estrada é muito simples quando você anda de motocicleta. Apenas incline-se na direção que deseja seguir e a bicicleta o seguirá. Quanto mais você se inclina na curva, maior é a taxa de curva. Ao fazer uma curva lenta, como quando você está entrando em uma garagem, sente-se ereto e vire o guidão na direção desejada.