A maioria dos países em todo o mundo já abriu suas portas para negócios internacionais. A Europa, por exemplo, tem demonstrado interesse em negociar com vários países que têm produtos e recursos a oferecer. No Equador, a exportação é a principal opção de comércio internacional. Com isso, muitas negociações e reuniões são necessárias para o andamento e o estabelecimento de uma relação comercial. Se você for visitar o Equador a negócios, há coisas que você precisa aprender sobre a forma como os equatorianos conduzem as negociações. Há também detalhes sobre os costumes e práticas das pessoas de lá que você precisa aprender para se apresentar bem.
Traje. Semelhante à maioria dos trajes de negócios, os equatorianos preferem vestir- se bem para reuniões, especialmente em ocasiões formais. Use um terno com gravata combinando com o local para onde você está indo. Se você for mulher, vista-se de maneira conservadora e evite usar saias curtas ou peças de roupa reveladoras. Este último é considerado provocativo e pode ser considerado rude. Outra coisa que você pode fazer é observar como seus associados no Equador se vestem durante as reuniões. Você pode combinar o que eles estão vestindo, contanto que você não pareça muito informal para a reunião.
Cronograma. Se você foi encarregado de marcar a reunião, o que é improvável, faça-o durante o almoço. A maioria dos empresários equatorianos realiza reuniões durante o almoço, seguidas de alguns drinques. Com isso, não se surpreenda se seus associados no Equador beberem durante o encontro. É comum que sejam servidas bebidas alcoólicas durante o almoço e durante as reuniões.
Comportamento. Ao se reunir com as pessoas, estenda sua mão para oferecer um aperto de mão. Esse gesto é amplamente aceito no Equador e muito bem retribuído. Apresente e dê seu cartão de visita a todos os associados que encontrar. No entanto, como os equatorianos falam predominantemente espanhol, prepare seus cartões de visita com a tradução do idioma escrito no verso dos cartões. Ao apresentar um, certifique-se de que o lado voltado para cima seja o escrito em espanhol.
Outra coisa que você precisa lembrar é que o status desempenha um grande fator entre os empresários equatorianos. Se houver um presbítero entre seus pares, essa pessoa é considerada mais velha que as outras e geralmente é a pessoa que dá as respostas. Você precisa respeitar esse costume, mesmo se estiver fazendo uma proposta para outra pessoa na mesa durante a reunião.
Finalmente, você deve levar seu tempo explicando suas propostas a essas pessoas. Não por causa da barreira do idioma, mas sim por dedicar seu tempo para que eles compreendam plenamente suas intenções. Os equatorianos geralmente não assumem riscos e muitas vezes pedem garantia de tudo o que você está oferecendo. Se isso é algo que você realmente não pode prometer, simplesmente responda "Verei o que posso fazer". Desta forma, você faz a promessa de fazer o melhor que puder, o que representará o seu compromisso. Lembre-se de sempre se comportar de maneira moderada e respeitar a todos. Boa sorte!