As empresas estão sempre focadas em se tornar lucrativas. Para isso, aumentar as receitas é o nome do jogo. E, é claro, as receitas só podem ser obtidas por meio de vendas. No entanto, para concluir a venda de qualquer produto, o cliente deve receber uma fatura de venda. Serve como uma fatura para o cliente, que o informará sobre os produtos que pretende adquirir, a quantidade e os custos envolvidos. A partir da nota fiscal de venda, o cliente poderá examinar o que está comprando, quantas unidades está comprando, o preço por unidade, o preço do lote, os impostos associados à compra e o custo total que terá para finalmente obter as mercadorias que encomendou e obter o recibo oficial de fechamento da transação.
Prepare faturas de vendas manualmente
Normalmente, a maioria das empresas usa software personalizado para preparar, redigir e imprimir faturas. O software geralmente está vinculado a um sistema de inventário. No entanto, algumas empresas, aquelas que ainda estão na idade das trevas, preferem preparar as faturas de vendas manualmente. Se for esse o caso da sua empresa, então você definitivamente vai querer um guia que possa seguir para criar sua própria fatura de venda. Aqui está um guia simples.
Crie o papel timbrado. Embora seja correto preparar uma fatura de venda manuscrita, seria melhor fazê-lo digitalmente. Use um programa normal de processamento de texto, como o MS Office. Abra um documento em branco e use as duas primeiras linhas na parte superior da página para criar o timbre. O logotipo e o nome da empresa aparecem no topo em uma fonte de tamanho decente. Se você tiver uma versão.jpg do logotipo e do nome, poderá inseri-lo no documento. Abaixo, insira os dados da sua empresa, principalmente o endereço comercial e os dados de contato.
Indique o número da fatura. Para diferenciar uma fatura de venda de outras faturas, você desejará atribuir um número a cada fatura criada. Esse número específico deve estar localizado no canto superior direito, abaixo do timbre. Isso permitirá que você rastreie facilmente as faturas mais tarde.
Adicione os detalhes do cliente. Volte para o lado esquerdo da página, comece a codificar os detalhes do cliente, começando com seu nome, endereço, número de telefone e o número do pedido (se necessário).
Adicione a transação de vendas. Abaixo dos detalhes do cliente, adicione uma tabela com cerca de 4 colunas. A primeira coluna será para o nome, tipo e descrição do produto a ser adquirido. A segunda coluna deve ser para o preço por unidade daquele produto. A terceira coluna é para a quantidade de cada produto listado. E, a última coluna é para o subcusto total do produto relevante para a quantidade e o preço por unidade. Também deve haver uma linha solitária abaixo que indica o encargo geral da transação, que deve incluir todos os impostos associados à transação.
Se o seu sistema de estoque requer que cada produto seja codificado, certifique-se de incluir esses códigos na coluna de descrição do produto também.
A parte final da fatura de venda é uma parte para o cliente apor a sua assinatura e também o representante autorizado da empresa para aprovar a transação e legitimar a fatura. Imprima e envie a fatura ao cliente e aguarde que ele efetue o pagamento. Assim que ele completar o pagamento, dê-lhe um recibo junto com os bens que acabou de comprar. Guarde a nota fiscal de venda para arquivamento.