Sim, ir bem em uma entrevista de emprego é difícil. Isso é um dado adquirido. Mas rastrear funcionários em potencial também é um grande desafio. É muito difícil julgar se um candidato é o melhor para preencher o cargo e, até certo ponto, o sucesso de uma empresa pode ser determinado pela qualidade do oficial de recrutamento. Se você recebeu a tarefa de selecionar funcionários em potencial, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:
1. Revise os currículos completamente. Antes de navegar pelos currículos, você deve criar um perfil dos funcionários que deseja contratar. Que formação educacional e treinamento ele deveria ter adquirido? Que experiências de trabalho anteriores e habilidades adquiridas são necessárias para o trabalho que você deseja preencher? Escreva também uma lista de palavras-chave e habilidades que você está procurando em um funcionário. Depois de criar esse perfil, você terá uma estrutura sólida com a qual poderá comparar os diferentes currículos que irá ler.
Lacunas significativas de emprego
Você também deve verificar seu currículo para saber por quanto tempo ele tende a permanecer na organização e se há lacunas significativas de emprego em sua carreira. Você pode querer perguntar sobre esses pontos durante a entrevista de emprego real.
Certifique-se de fazer verificações de antecedentes para ver se as informações sobre os currículos dos candidatos são factuais.
2. Procure o nome do candidato na Internet. Esta é uma salvaguarda para saber se o candidato tem alguma história desagradável por trás dele. Se algum de seus blogs ou páginas de redes sociais aparecerem, isso lhe dará alguma pista sobre o tipo de pessoa que ele é.
3. Faça uma entrevista por telefone. Como primeira triagem, você pode optar por simplesmente realizar uma entrevista por telefone, para maximizar o seu tempo e o do candidato. Faça perguntas básicas, como por que ele se candidatou ao cargo, quais são suas habilidades que o qualificariam para o cargo e como ele poderia contribuir para a empresa.
Candidato a emprego aspirante
4. Faça uma entrevista individual. Depois de realizar uma entrevista por telefone, agende uma entrevista individual para os que foram aprovados. Este deve ser o momento em que você fará perguntas mais aprofundadas que permitirão ao aspirante a candidato a emprego mostrar suas habilidades e know-how. Você pode fazer perguntas comportamentais do tipo "e se" para ajudá-lo a descobrir suas características como funcionário, bem como sua capacidade de tomar decisões éticas e corretas.
Se as habilidades de redação são importantes para a posição que ele pretende preencher, você pode fazer avaliações de redação cronometradas que ajudarão a demonstrar suas habilidades de redação. Novamente, é importante que você determine os conjuntos de habilidades específicas que está procurando e projete testes que podem ajudá-lo a determinar seu nível de habilidade.
Outro aspecto que você deve estar atento é a comunicação não verbal durante a entrevista. Ele parece honesto e aberto? Ele parece astuto e desconfiado? Lembre-se de que é muito importante para sua empresa que você contrate alguém de confiança, e as dicas não-verbais que cada candidato exibe falam muito sobre esse assunto.
Prática de teste discriminatório
5. Realize testes psicológicos. O teste psicológico durante a candidatura a um emprego é, de fato, visto com desagrado, uma vez que é uma prática de teste potencialmente injusta e discriminatória. No entanto, cada vez mais empresas estão voltando para a realização de testes psicológicos para funcionários em potencial, já que este é um dos indicadores mais confiáveis de desempenho de um funcionário. Verifique os regulamentos para a realização desses tipos de testes de pré-emprego em sua área.
Aí está! Essas são apenas algumas das maneiras de selecionar funcionários em potencial. Embora possa ser muito desafiador escolher o melhor funcionário para o trabalho, sinta-se encorajado pelo fato de que existem tantas ferramentas disponíveis para tornar seu próprio trabalho mais fácil. Boa sorte e espero que isso tenha ajudado você!