Já pensou que apenas invenções físicas podem ser licenciadas, bem, pense novamente. Uma ideia de invenção também pode ser licenciada. Porém, não é tão fácil. Como em qualquer licença, pode ser um processo longo e complicado. Mas, se você estiver confiante em sua ideia, ter sua tecnologia licenciada pode fornecer uma renda regular e passiva por anos, até décadas.
Tecnologia licenciada adotada
Você terá várias opções com a licença que deseja solicitar. Se sua concessão não for exclusiva, a receita que você obtém com ela pode até crescer anualmente à medida que sua tecnologia licenciada é adotada por mais licenciados. Abaixo está uma visão geral de como você pode licenciar uma ideia de invenção.
Descrição de sua invenção, incluindo diagramas e fluxogramas
Reduza sua ideia de invenção. As ideias podem ser opressivas se não forem filtradas adequadamente.
Tente reduzir sua ideia de invenção em um produto mais tangível. Dessa forma, seria mais fácil para você descrever sua ideia em detalhes de forma organizada. Se possível, crie um protótipo.
Faça uma pesquisa sobre a tecnologia patenteada anterior. Certifique-se de que você não está violando nenhum direito de patente existente com sua invenção. Além disso, verifique se algum aspecto do seu trabalho já foi patenteado, mas já expirou. Nessa situação, ele seria gratuito para qualquer pessoa usar. Você pode pesquisar em qualquer Biblioteca Depositária de Patentes e Marcas Registradas em sua área.
A sua invenção é nova, útil e não óbvia? Verifique as definições legais e determine em qual delas sua invenção se enquadra. Lembre-se de incluir diagramas e outras especificações que o ajudarão a justificar e descrever sua invenção. Deve ter reivindicações convincentes, seja novidade, utilidade ou não óbvia.
Vá para o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) e solicite um pedido de patente. Uma maneira mais conveniente é enviar sua inscrição online. É necessária uma taxa de inscrição para o processamento de sua inscrição.
Esteja preparado para responder às perguntas do USPTO. O USPTO pode fazer várias perguntas e até levantar objeções. Esteja pronto para defender seu trabalho e estar aberto para alterar seu aplicativo várias vezes. Este é um processo de ida e volta que pode demorar um pouco. Às vezes, pode levar 2 anos, ou até mais, para obter a aprovação final.
Procure possíveis licenciados de sua invenção. Seria melhor trabalhar com advogados de propriedade intelectual que possam ajudá-lo a localizar prováveis licenciados. As associações comerciais também são um bom lugar para pesquisar.
Negocie com possíveis licenciados. Elabore um acordo de licenciamento de tecnologia com licenciados em potencial. Agora você deve ser capaz de decidir se deseja ter sua licença de invenção exclusiva ou não exclusiva. Observe que os licenciados pagam mais por licenças exclusivas. No entanto, isso o impedirá de licenciar sua invenção para outras pessoas.
Obtenha proteção internacional. Pense em obter uma licença internacional para sua invenção. Confira o Tratado da Convenção de Berna. Eles podem ajudá-lo com o processamento.
Se você tiver fundos extras, seria melhor contratar um advogado de patentes experiente que possa ajudá-lo em cada etapa. Dessa forma, você terá a certeza de obter orientação e assistência adequadas que podem lhe dar uma chance melhor de obter a licença para a qual se inscreveu.